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O filme “Histórias Cruzadas”, que se passa no ano de 1960, retrata as dificuldades enfrentadas por empregadas domésticas, em seus ambientes de trabalho, e deixa explícita a inexistência dos direitos trabalhistas, que, à época, não se aplicavam aos trabalhadores domésticos. Os direitos do trabalhador asseguram os mesmos de possuírem férias anuais remuneradas, seguro-desemprego etc. Atualmente no Brasil, os direitos trabalhistas são garantidos aos servidores domésticos por meio da Lei Complementar nº 150, mesmo assim, ainda há grande negligência e desvalorização dessa classe, visto que seus direitos estão em ameaça de extinção.

Sob essa análise, nota-se o descaso do governo ao propor a Reforma Trabalhista, que, a fim de solucionar o desemprego, desassegura os trabalhadores domésticos dos direitos estabelecidos pela supracitada Lei Complementar 150. Diante disso, fica evidente como essa classe trabalhadora é vista apenas com um semblante econômico, tendo suas necessidades negligenciadas em prol de uma maior eficiência ao solucionar problemáticas governamentais.

Paralelamente ao descaso, enxerga-se também a desvalorização do trabalho doméstico, quando os empregadores optam por não assinar a Carteira de Trabalho desses, minimizando a importância de seus direitos, já que a assinatura da carteira também consta nas leis trabalhistas.

Portanto, torna-se imprescindível o envolvimento de sindicatos trabalhistas e mídias comunicadoras para a criação de campanhas que visem conscientizar os governantes brasileiros, para que, consequentemente, elaborem propostas mais inclusivas com os direitos dos trabalhadores domésticos. Só assim será possível estabelecer uma relação mais justa entre as classes trabalhadoras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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