Em função da obrigatoriedade dos votos e o direito de voto dos analfabetos (aceito recentemente) , observa-se certas desvantagens. A partir do momento em que uma pessoa é obrigada a algo, ela não se importará com os resultados de suas ações causarão (a não ser que a mesma tem consciência sobre seus atos), logo, uma pessoa entre 18 a 70 anos, votará somente por ser obrigatório, elegendo qualquer candidato sem nem conhecê-lo ou saber de suas reais intenções. Quanto ao voto dos analfabetos, vemos o caso da persuasão, onde uma pessoa ingênua e sem conhecimento é facilmente manipulada por outros até que seu voto seja mudado.
Entrelinhas, como já fora dito anteriormente, há também as suas vantagens. O voto é secreto, você escolhe a quem o dará, sendo assim, está em suas mãos como eleitor(a) , garantir quem governará o seu país, dependendo de sua escolha e da maioria, as questões socioeconômicas do país, poderão se reerguer ou decair. No caso do voto dos analfabetos, vemos os mesmos exercerem a cidadania como qualquer outro cidadão, além de um mundo com menos desigualdades sociais.
Nessa perspectiva, devemos nos concientizar que o voto é tanto direito quanto um dever , entretanto, nosso maior dever, é prezar pelo bem-estar de nossa sociedade em conjunto. Como temos o livre arbítrio de escolher nossos governantes, procuremos com sensatez e paciência , aquele que nos trará melhor, porém, tendo sempre em mente e vista que aparência não é essência, e que o país deve estar sempre em boas mãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.