Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por melissalemos
#41240
É de conhecimento geral que, após muito tempo de luta, nossa nação adquiriu o direito de voto, cujo dito, refere-se ao direito de selecionar quem governará nosso país como um todo. Apesar de ser algo favorável a nós, cidadãos brasileiros, assim como qualquer outra coisa, possui suas vantagens e desvantagens.
Em função da obrigatoriedade dos votos e o direito de voto dos analfabetos (aceito recentemente) , observa-se certas desvantagens. A partir do momento em que uma pessoa é obrigada a algo, ela não se importará com os resultados de suas ações causarão (a não ser que a mesma tem consciência sobre seus atos), logo, uma pessoa entre 18 a 70 anos, votará somente por ser obrigatório, elegendo qualquer candidato sem nem conhecê-lo ou saber de suas reais intenções. Quanto ao voto dos analfabetos, vemos o caso da persuasão, onde uma pessoa ingênua e sem conhecimento é facilmente manipulada por outros até que seu voto seja mudado.
Entrelinhas, como já fora dito anteriormente, há também as suas vantagens. O voto é secreto, você escolhe a quem o dará, sendo assim, está em suas mãos como eleitor(a) , garantir quem governará o seu país, dependendo de sua escolha e da maioria, as questões socioeconômicas do país, poderão se reerguer ou decair. No caso do voto dos analfabetos, vemos os mesmos exercerem a cidadania como qualquer outro cidadão, além de um mundo com menos desigualdades sociais.
Nessa perspectiva, devemos nos concientizar que o voto é tanto direito quanto um dever , entretanto, nosso maior dever, é prezar pelo bem-estar de nossa sociedade em conjunto. Como temos o livre arbítrio de escolher nossos governantes, procuremos com sensatez e paciência , aquele que nos trará melhor, porém, tendo sempre em mente e vista que aparência não é essência, e que o país deve estar sempre em boas mãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Mensagem

Toda hora eu recebo uma mensagem para avaliar a pl[…]

Geralcinoj Ashiley Alguém poderia corri[…]

Olá, MatheusM33 . Você me marcou em […]

A declaração Universal dos Direitos […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM