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#55697
Em 2020, o mundo vivenciou um difícil período de instabilidade no setor hospitalar, em consequência da pandemia do corona vírus, o que provocou preocupações com a manutenção da vida em toda a população. De forma analógica, no Brasil, observa-se que o direito à saúde tem sido negligenciado, tornando necessário a discursão do empasse. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um problema de contornos específicos, em virtude da má gestão dos recursos públicos e da camarotização da saúde.

Em primeiro plano, é importante salientar que as verbas federais destinadas à saúde tem sido aplicadas de forma insatisfatória. A Constituição Federal de 1988, estabelece que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Entretanto, infelizmente, a população brasileira tem sofrido com o atendimento precário que é ofertado nas clínicas e hospitais públicos do país.

Outrossim, é perceptível que o atendimento médico oferecido em planos particulares é de qualidade superior ao plano SUS. Nessa perspectiva, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo divulgou em 2015, um estudo afirmando que o SUS atende 75% dos habitantes do país, porém, o número de médicos que assistem o setor privado supera o público. Em virtude disso, é notório, que para ter um atendimento que proporcione satisfazer as necessidades e proporcione bem estar físico e mental, é preciso contratar serviços adicionais, fato que acentua a desigualdade social.

Faz-se necessário, portanto, elaborar estratégias que propicie melhorias no setor de promoção da vida. À vista disso, o Ministério da Saúde, deve criar o projeto "Saúde em todos os cantos", que por meio de transportes, como barcos, carros e carretas, equipados com paramentos adequados para atendimento clínico e equipe multidisciplinar leve atendimento para comunidades carentes, com o objetivo de melhorar a assistência médica prestada aos menos favorecidos. Dessa forma, a instabilidade vivenciada durante a pandemia, não fará parte da realidade brasileira e a população terá uma melhor qualidade de vida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#56052
Oi, @laravitoria, tudo bem? Notei que você acessou a plataforma pela última vez no dia 6 de março, há 6 dias. Por isso, para fazer a correção, preciso ter certeza de que você vai ver. Você pode me dar uma confirmação, por favor?
#56165
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @SamilisSilva

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

Em 2020, o mundo vivenciou um difícil período de instabilidade no setor hospitalar, em consequência da pandemia do corona vírus novo coronavírus, o que provocou preocupações com a manutenção da vida em toda da população. De forma analógica (1), no Brasil, observa-se que o direito à saúde tem sido negligenciado, tornando necessário necessária (2) a discursão do empasse impasse. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um problema de contornos específicos (3), em virtude da má gestão dos recursos públicos e da camarotização (4) da saúde.
Em primeiro plano, é importante salientar que as verbas federais destinadas à saúde tem sido aplicadas de forma insatisfatória. A Constituição Federal de 1988, estabelece que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado (5). Entretanto, infelizmente, a população brasileira tem sofrido com o atendimento precário que é ofertado nas clínicas e hospitais públicos do país. (6)
Outrossim, é perceptível que o atendimento médico oferecido em planos particulares é de qualidade superior ao plano do Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa perspectiva (7), o Conselho Regional de Medicina de São Paulo divulgou, em 2015, um estudo afirmando que o SUS atende 75% dos habitantes do país, porém, o número de médicos que assistem o setor privado supera o número que assiste o público (8). Em virtude disso (9), é notório, que, para ter um atendimento que proporcione satisfazer satisfaça as necessidades e proporcione bem estar bem-estar físico e mental, é preciso contratar serviços adicionais, fato que acentua a desigualdade social. (10)
Faz-se necessário, portanto, elaborar estratégias que propiciem melhorias no setor de promoção da vida. À vista disso, o Ministério da Saúde (agente), deve criar o projeto "Saúde em todos os cantos" (11), que, por meio de transportes (meio), como barcos, carros e carretas (detalhamento), equipados com paramentos (12) adequados para atendimento clínico e equipe multidisciplinar (detalhamento), leve atendimento para comunidades carentes (ação), com o objetivo de melhorar a assistência médica prestada aos menos favorecidos (finalidade) (13). Dessa forma, a instabilidade vivenciada durante a pandemia, não fará parte da realidade brasileira e a população terá uma melhor qualidade de vida (14).

Observações:
(1) O sentido não é esse.
(2) Devido ao artigo "a", "necessária" concorda com "discussão".
(3) Trecho sem lógica.
(4) "camarotização" é sinônimo de "segregação". Escolha uma palavra melhor.
(5) Repertório pouco produtivo.
(6) Argumentação superficial. Procure seguir esta estrutura: tópico-frasal (apresentação da ideia central), comprovação (embasamento da ideia central), aprofundamento (desenvolvimento mais aprofundado do argumento) e fechamento (conclusão do raciocínio).
(7) Que perspectiva?
(8) Aprofunde o seu raciocínio a partir dos dados. Não vá direto para o fechamento.
(9) Evite repetir conectivos.
(10) Apesar dos defeitos, esse parágrafo é melhor do que o anterior.
(11) Parabéns pela especificidade e pela criatividade!
(12) O que é isso?
(13) Proposta completa, parabéns!
(14) De preferência, retome um repertório aqui.

Notas:
C1 - 120
Justificativa: há alguns desvios gramaticais. Talvez um 120, talvez um 160... Achei 120 um pouco mais coerente.
C2 - 160
Justificativa: na minha opinião, nenhum repertório foi realmente produtivo. O dado do D2 tinha muito potencial (e provavelmente seria aceito por um corretor do ENEM), mas não foi suficientemente aproveitado.
C3 - 120
Justificativa: há alguns problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com poucas inadequações.
C5 - 200
Justificativa: proposta com todos os elementos necessários.

Total - 760
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

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