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Por Carlos1972
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Promulgada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10/12/1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos a condição de igualdade. No entanto, a falta de estudos impossibilita que parte desta população desfrute desse direito universal, na prática. Nessa perspectiva, não só a educação, como também o empenho dos discentes e doscentes impulsionam essa adversidade. Nesse âmbito, é imprescindível haver mudanças profundas no comportamento da sociedade brasileira.
A princípio, é válido ressaltar que a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Sabe-se que o Brasil ocupa a 10º posição na economia mundial segundo o Instituto Brasieliro de Geografia e Estatítica (IBGE). Por isso, seria racional acreditar que a nação possui um sistema público de ensino eficiente, entretanto, a realidade é justamente oposta ao ficarem evidentes nas instituições de ensino a preferência entre os discentes. Conforme o UOL 71,7% dos jovens que abandonam as escolas são negras. Diante do exposto, é inadmissível que, em pleno o século XXI, a sociedade aceite esse problema.
Ademais, deve-se salientar que a diferença de gênero estimula essa problemática. A discriminação dentro e fora dos espaços educacionais faz com que, anualmente, milhões de crianças, adolescentes, jovens e adultos tenham suas trajetórias educacionais comprometidas. Por isso, é indispensável promover a igualdade não só gênero como também de raça e orientação sexual nas escolas públicas brasileiras.
Depreende-se, portanto, até este momento, há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um Brasil melhor. Para tanto, o governo federal deve elaborar uma lei específica para regularizar tal situação. Isso pode ser feito por meio de uma ampla divulgação midiática que inclua propagandas televisivas e publicação nas redes sociais, sendo as principais: Facebook, Twitter, Instagram e Tik Tok. A partir dessas ações, essas medidas procuram assegurar que essa norma alcance a maioria dos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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