A princípio, é importante salientar que a adesão do individuo recém saído da faculdade ao mercado de trabalho é dificultado pela supervalorização das relações pessoais. De acordo com o filósofo francês Pierre Bordieu, o ser-humano tende a não querer correr riscos, optando sempre manter sua zona de conforto, ou "habitus", em seu dia-a-dia. Nesse sentido, entende-se que os contratantes na hora de completar seu time dão preferência a familiares ou amigos, mesmo que não disponham das qualificações necessárias - ao exemplo de um curso superior - ao cargo. Assim, é inteligível um dos motivos da falta de oportunidades aos formados ser uma questão latente.
Ademais, a dificuldade em conseguir um trabalho relacionado aos anos de estudo da universidade é fomentada pelo desemprego estrutural. Segundo Émile Durkheim, pai da sociologia, a sociedade é estruturada como uma máquina a qual todos os indivíduos, tal qual engrenagens, tem uma função específica. Sob essa visão, explica-se o problema do diploma inutilizado, pois é comum que haja em qualquer sistema a otimização de seus processos em busca do barateamento, o que implica na exclusão das peças - nesse caso, pessoas - excedentes. Desse modo, é perceptível que a subutilização desses graduados é, também, um processo natural da vida social.
Portanto, medidas devem ser tomadas ao melhoramento desse alarmante cenário. Para isso, urge que a sociedade - principalmente os ex-universitários mencionados - obrigue o Governo Federal, por meio de protestos pacíficos, a sancionar uma lei que exija das empresas de médio e grande porte a proibição a contratadores de empregar parentes e conhecidos. Tal ação - afim de evitar o nepotismo e amenizar os impactos do desemprego estrutural a esse grupo - contará com a ajuda dos demais colaboradores que terão a sua disponibilidade canais de comunicação, via ligação ou e-mail, para fazer denúncias das instituições a qual prestam serviço. Dessa maneira, esperar-se-á melhores oportunidades aos formados no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.