É evidente que essa situação diminui o desejo da população por cursos especializantes de qualquer nível. Primeiramente, porque o INEP vem registrando queda no número de inscrições para o ENEM nos últimos anos, o que indica o crescente desinteresse dos brasileiros por cursos de nível superior. Além disso, a atual tendência em processos seletivos se caracteriza por valorizar as experiências profissionais de um candidato, ao invés de seus cursos na área, o que reduz ainda mais a busca da sociedade por um diploma especializado.
Ademais, é fato que a falta de oportunidades de emprego aos formados contribui para o aumento do trabalho informal. Como exemplo, no livro "Éramos Seis", a personagem Carlos precisa deixar os estudos e trabalhar devido à morte de seu pai, mas se torna entregador de leite por não encontrar emprego formal. Similarmente, os recém-formados desempregados se vêem forçados a ocupar cargos de baixa qualificação, que normalmente possuem baixos salários e longas jornadas de trabalho, para se sustentar, o que os deixa frustrados e compromete-lhes a qualidade de vida.
Diante desse cenário, para garantir uma maior inserção profissional aos portadores de diploma especializado, o Estado, através do Ministério do Trabalho, deverá promover a maior abertura de concursos públicos no país, que oferecerão um grande número de vagas para cargos de diversas áreas e serão aplicados em todas as regiões do Brasil, em especial naquelas onde os índices de desemprego são maiores. Assim, será possível a mais brasileiros conseguir emprego em suas respectivas áreas.
— nota: essa é minha primeira redação no app ♡ acho que os desenvolvimentos podem melhorar, mas gostei de como a introdução e a conclusão ficaram.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.