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Por Thaka
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Nos últimos anos, observa-se um fenômeno preocupante no mercado de trabalho brasileiro: muitos profissionais formados em diversas áreas têm enfrentado dificuldades em ingressar ou se estabelecer em suas áreas de atuação. Essa situação levanta questionamentos sobre a efetividade dos diplomas e a adequação dos nossos sistemas de educação e mercado de trabalho. Diante desse cenário, é fundamental compreender as razões pelas quais tantos brasileiros não conseguem emprego em suas áreas de formação.

Existem diversas razões que contribuem para essa problemática. Em primeiro lugar, deve-se considerar a falta de atualização dos currículos nos cursos superiores. Muitas graduações não conseguem acompanhar a velocidade das mudanças tecnológicas e demandas do mercado de trabalho, deixando os recém-formados defasados em relação às exigências do setor.

Além disso, é importante destacar a falta de preparação para o mercado de trabalho durante a formação acadêmica. Muitas vezes, os cursos superiores focam exclusivamente na teoria, deixando de lado a prática e as habilidades profissionais necessárias para o desempenho nas empresas. Isso faz com que os recém-formados enfrentem dificuldades para se adaptar às demandas do mercado e se destacar em processos seletivos.

Outro fator relevante é a falta de investimento em programas de estágio e trainee por parte das empresas. Essas oportunidades são fundamentais para que os estudantes desenvolvam habilidades práticas e conheçam o funcionamento da área em que desejam atuar. A escassez de vagas nesses programas dificulta o acesso dos recém-formados ao mercado de trabalho, gerando um descompasso entre a formação e as exigências das empresas.

Por fim, não se pode desconsiderar o contexto econômico do país. Em momentos de crise econômica, as empresas tendem a reduzir o número de contratações e dar preferência a profissionais com mais experiência. Isso aumenta a competição no mercado de trabalho e dificulta a inserção de recém-formados em suas áreas de formação.

Para solucionar essa problemática, é necessário que as universidades e faculdades promovam uma constante atualização de seus currículos, incorporando disciplinas que acompanhem as mudanças tecnológicas e tendências do mercado de trabalho. Além disso, é fundamental que as instituições de ensino estabeleçam parcerias com empresas para proporcionar estágios e programas de trainee aos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades práticas.

Da mesma forma, é importante que as empresas reconheçam a importância de investir em programas de capacitação, oferecendo oportunidades além dos estágios e trainees, como cursos de especialização e atualização, buscando uma adequação entre as demandas do mercado e a formação dos profissionais.

Por fim, cabe ao Estado desenvolver políticas públicas que incentivem a contratação de recém-formados, como a redução de impostos para empresas que oferecem vagas para esses profissionais e a criação de programas de incentivo fiscal para as instituições de ensino que se preocupam com a empregabilidade de seus alunos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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