De início, há de se contar a débil ação governamental enquanto mantedora da problemática. Nesse sentido, o filósofo inglês, Thomas Hobbes, defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. Esses fatos acontecem porque, em vez de facilitar o processo de criação de oportunidades de empregos para brasileiros, como a criação de mais concursos públicos, muitos políticos visam apenas o retorno de capital, assim, não cumprindo as missões com a sociedade designada aos seus cargos. Logo, é notório a omissão do Estado no problema.
Outrossim, a exigência empresarial também é um problema. Dessa forma, o sociólogo alemão, Karl Marx, dizia que os empresários visam apenas o lucro, o que os leva a ignorar o que acontecem em seu redor. Tais fatos são verdadeiros, já que, ao exigir uma maior qualificação, esses gestores dificultam a inserção dos brasileiros formados no mercado de trabalho, visando apenas aumentar a produtividade e lucro de suas empresas, o que gera o desemprego para esse grupo. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure.
Por fim, cabe ao Governo Federal, mais detalhadamente o Ministério do Trabalho e Emprego, a criação de mais concursos públicos e a realização de palestras em empresas, a fim de aumentar a oferta de trabalho para brasileiros formados. Os concursos públicos deverão acontecer a cada bimestre, podendo serem realizados presencialmente ou de forma online. Já as palestras deverão acontecer em locais de trabalho, e deverão abordar temas sobre a importância da criação de oportunidades para brasileiros que estão em formando. Assim, os brasileiros deverão conseguir emprego em suas áreas de formação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.