Desde os tempos da colonização, o pensamento autoritário e ditador se faz presente na educação. Essa estratégia de ensino, onde os professores possui todo o conhecimento e o aluno é apenas um depósito de saber foi e tem sido um dos maiores atrasos no ensino, já que a educação bancária trabalha com a memorização, por os assuntos abortados em sala são distantes da realidade dos alunos, sendo impossível uma aprendizagem efetiva e o desenvolvimento de habilidades essenciais para formação de um individuo, uma dessas: o autoconhecimento.
Segundo o livro de A pedagogia do oprimido, Paulo freire dizia que ''o sonho do oprimido é ser o opressor ''. Logo a frase destaca bem essa situação, pois a educação bancária foi criada em uma democracia a qual o poder estava nas mãos da classe dominante que tinha por objetivo escolarizar a população carente, mas pensando em um método que o aluno não se desenvolvesse como indivíduo, Logo a população só poderia evoluir de acordo com as determinações dos dominantes, determinando a continuação da opressão para os oprimidos, impedindo grande parte da população de entrar em uma universidade.
Com o objetivo de alterar esse cenário é dever do ministério da educação reformular os principais documentos educacionais de acordo com a educação autêntica, além disso organize palestras para os profissionais competentes se conscientizarem dessa manipulação e assim planeje aulas pensando no dialogo e no desenvolvimento da visão política do aluno. Somente assim, os brasileiros poderão trabalhar em suas áreas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.