Em primeiro lugar, existe um descontentamento dos jovens com as consequências do seu esforço. Historicamente, existe no Brasil privilégios trazidos com a herança, dessa forma, há mais oportunidades para aqueles vindos de uma linhagem bem sucedida. Isso se comprova quando o estudioso Florestan Fernandes trata do assunto em seu livro "A Integração do Negro na Sociedade de Classes", nos escritos fica evidente a desigualdade social brasileira e como ela interfere na competição do trabalho, onde os nascidos ricos estão sempre a frente dos pobres e descendentes de ex-escravizados.
Além disso, com a Revolução Industrial e o avanço da tecnologia, diversas novas formas de emprego surgiram, mudando a dinâmica no mercado de trabalho. Com os computadores e a internet, há uma facilidade em aprender novas técnicas que são requeridas pelas empresas tecnológicas, como habilidades em computação. Dessa forma, perde-se o interesse da juventude brasileira em buscar um diploma, visto que as oportunidades se expandem quando outra forma de aprimoramento intelectual é priorizada.
Dessa forma, medidas devem ser tomadas para resolver o problema. É necessário que o Ministério do Trabalho e Emprego promova cotas raciais e sociais em vagas de emprego, para que a população que foi negada à inclusão se adeque às mudanças no mercado de trabalho. Sendo assim, o diploma não será inútil para a população, visto que as vagas serão maiores e a contratação mais eficiente, se desprendendo do histórico favorecimento familiar. Contudo, o "Problema Social" citado por Seu Jorge, será amenizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.