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Por LucasME
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#117218
No início do século XXI, durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, criou-se o SISU (Sistema de Seleção Unificada) e o PROUNI (Programa Universidade para Todos), programas que democratizaram o acesso a universidades no país. Nesse cenário, observa-se que houve um aumento no número de brasileiros graduados (segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE). Entretanto, percebe-se a dificuldade dos formados em trabalhar na sua área de atuação, causada pela defasagem entre o ensino e o mercado de trabalho e o alto índice de desemprego.

Em primeiro lugar, faz-se notável que há uma discrepância entre o que é ensinado ao aluno e o que ele usará na profissão. Essa situação é ocasionada pela desatualização das faculdades, que não sabem quais tecnologias ou métodos o mercado de trabalho utiliza no cotidiano. Dessa forma, o graduado possui lacunas em suas habilidades, logo, não está apto a preencher os principais requisitos exigidos pelas empresas, minimizando, assim, a possibilidade de atuar em sua área.

Em segundo lugar, deve-se observar que o ambiente econômico desfavorável à geração de empregos corrobora para o aumento da problemática. Tendo isso em mente, nota-se que, segundo dados do IBGE, o desemprego no Brasil atingiu o índice de 9% no ano de 2023. Nesse contexto, há menos oportunidades de emprego nas áreas de atuação das pessoas com diploma, o que as induz a trabalhar em outros ofícios, geralmente pela necessidade de sobrevivência e geração de renda. Nesse contexto, faz-se perceptível a omissão governamental, que não propõe alternativas para a questão.

Tendo essa situação em vista, observa-se que ações devem ser realizadas. Logo, o Ministério da Economia, responsável por administrar o ambiente econômico nacional, deve, por meio de seu poder institucional, diminuir a tributação de impostos sobre novas empresas do país. Essa medida visa fomentar a economia brasileira, gerando empregos, de forma a maximizar o número de brasileiros trabalhando em suas áreas de formação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Mylike
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#118337
1-desvios gramaticais;
2-sua argumentação deve ser mais desdobrada, cite causas, consequências e exemplos;
3- repetição de elementos coesivos.
muito bem ! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#118338

recomendo assistir essa playlist para melhorar os seus conhecimentos sobre redação!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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