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Por Raysalan
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#115586
De acordo com dados do IBGE, 1,9 milhões de brasileiros desempregados têm ensino superior completo. Essa fato se dá pois as empresas contratantes estão cada vez mais exigentes.
Com o avanço da tecnologia muitas áreas como operações de máquinas estão sendo substituídas pelas próprias máquinas, o que faz do funcionário civil, descartável, é o chamado desemprego estrutural.
No Brasil, 40% dos recém-formados não conseguem emprego em sua área de especialização, segundo o levantamento feito pela consultoria IDados.
Desta maneira, a opção que muitos têm é optar por trabalhos informais.
A proposta interessante é se reinventar, sempre surgirão mais e novos mercados de trabalho, como blogueiros ( profissão que não existia há alguns anos). E a valorização dos que já possuem os seus diplomas, para que empregado e empregador não sejam prejudicados, escolhendo as "máquinas humanas", que são adaptáveis e não programadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por adrianeporto
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#118424
Olá! Espero que você esteja bem! :)

No ENEM é importante que você traga a seguinte estrutura pra atingir os pontos na visão do corretor:
Introdução
Desenvolvimento 1
Desenvolvimento 2
Conclusão
Aliás, para a competência 4, por exemplo, é necessário que pelo menos 2 parágrafos comecem com algum operado argumentativo, ex: Nesse sentido, Em primeira análise (normalmente usado no segundo parágrafo, que é o D1), em segunda análise, desse modo e, para o parágrafo de conclusão é interessante usar, como por exemplo, "por fim", "Portanto" etc.
Eu percebi que você conseguiu resolver a problemática, mas não salientou "quem" do governo distribuiria mais ofertas de emprego. Vou te sugerir um modelo que você pode usar na conclusão:
Agente + ação+ efeito + modo + detalhe

Atente-se a esses detalhes e você vai conseguir subir e muito sua nota. Sucesso! :)
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