Em primeiro plano, é preciso atentar-se para as exigências exorbitantes no que se diz respeito às habilidades e tempo de experiência solicitados. Portanto, observa-se que o contratante em vez de anunciar vagas abrangentes e justas, exige que os candidatos não só tenham diploma de ensino superior, como também de especializações. Assim, impondo níveis além dos quais grande parte dos concorrentes podem oferecer.
Segundo Dimestein, em sua obra "cidadão invisível", existem grupos invizibilizados pelo resto da sociedade. Sob essa ótica, cabe ressaltar que as estruturas de poder utilizam tampões sobre os olhos no que se refere às vagas que atendam recém-formados. Desse modo, tem-se como consequência a intensificação de desemprego entre os graduados.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Desse forma, faz-se necessário que o Governo Federal promova através de programas educacionais, o acesso não só ao ensino superior, mas também de especialização. Além disso, os gestores das universidades privadas e públicas, devem, por meio de parcerias com diversificadas empresas, oferecer vagas de estágios aos estudantes, para que assim então, seja aperfeiçoado habilidades e experiências. Dessa maneira, haverá uma notória redução no número de desempregados e aumento na valorização, não do diploma, mas sim do interesse de conquistar por meio da educação, boas oportunidades, trazendo êxito a ideia de Bell Hooks.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.