Em primeiro plano, a criação de imagens falsas como um dos impasses aos envolvimentos românticos cibernéticos na contemporaneidade. Segundo o filosofo Marshall McLuhan, com a evolução da tecnologia, houve o encurtamento da distância da comunicação entre as pessoas, as quais ficaram interligadas pelo que o pensador chamou de “Aldeia global”. Nessa perspectiva, entende-se que esse ato, que envolve o sistema comunicativo, ressaltado pelo estudioso, acarretou, além da proximidade, a probabilidade de construção de aparência falsa, fazendo com que haja a possibilidade de filtração de características que o individuo quer apresentar. Assim, um determinado ser pode mentir e construir um aspecto enganoso para fins amorosos.
Por consequência disso, há fraudes sentimentais no ciberespaço na pós-modernidade. Segundo uma pesquisa realizada por a empresa de cibersegurança ESET internet securty, subiu em 50% a porcentagem dos golpes envolvendo relacionamentos românticos em 2020. Isso ocorre pois, há, por vezes, pressão social, principalmente em mulheres, em ter um cônjuge amoroso, em que o indivíduo é incentivado a buscar um par. Assim, existe a tendência em buscas amorosas em aplicativos de relacionamentos e redes socais, pela praticidade que isso proporciona, fazendo com que criminosos, muitas vezes, aproveitem-se dessa situação para iludi-las e saqueá-las.
Portanto, notam-se os empecilhos dos vínculos afetuosos no cenário contemporâneo. Urge, pois, que as instituições escolares, responsáveis por parte da formação dos cidadãos, oriente sobre os riscos afetivos nas mídias, por meio de debates, conversas e aulas dinâmicas, de maneira que sejam auxiliadas por psicólogos e pedagogos, a fim de conscientizar, sobre os riscos das relações amáveis na internet. Dessa forma, poder-se-á restringir a superficialidade dos elos apenas á ficção como evidenciado na obra” Com amor, Simon”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada