Avatar do usuário
Por laylaemyly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78581
Crise de identidade, Pressão familiar, Mercado de trabalho, Expectativa. São alguns dos desafios que os jovens têm de enfrentar ao escolher uma carreira. Ademais, a sociedade capitalista acaba por valorizar o trabalho como algo grandioso, assim torna para os adolescentes algo determinante para a progressão social. Logo, é de total importância analisarmos com prudência, já que a decisão é feita em uma idade cheia de dúvidas, visto que pode gerar consequências para o futuro.
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que o mercado de trabalho atual dificulta a escolha profissional. No livro “Sociedade do espetáculo” do filósofo sociólogo Guy Debord, é explicitada sua teoria de que todas as pessoas vivem suas vidas como se fosse uma performance, tentando sempre dar o melhor show um para os outros e apresentar a perfeição. Dessa forma, a teoria se comprova correta ao ser comparado aos altíssimos padrões impostos aos jovens em escolher uma profissão, porém se esquecem da necessidade de haver uma preparação a estes. Desse modo, muitos tomam decisões erradas, e no futuro não será possível mudar, em decorrência da enorme competitividade do mercado, ou seja, podem se tornar um adulto insatisfeito e frustrado com seu trabalho.
Além disso, cabe ressaltar que a família, como entidade social, influencia o comportamento dos jovens, bem como as suas escolhas. Conforme, uma pesquisa realizada pela revista Veja, explícita que cerca de 59% dos estudantes são influenciados pelos pais e pela sociedade ao escolher uma carreira. Nesse contexto, os pais fazem uso de sua autoridade, além de estratégias emocionais para persuadir os seus filhos. Logo, A ausência de orientação vocacional acaba por surgir uma população doente, ao adquirir depressão, em resultado do ofício estressante.
Portanto, nota-se a necessidade de mudanças para a ajuda profissional dos jovens. Cabe ao MEC garantir aos jovens, o auxilio com a escolha vocacional, tal ação será realizada por meio da promoção de palestras e rodas de conversa, mediadas por psicólogos, com intuito de acompanhar os adolescentes, além de ajudá-los a fazer uma escolha prudente, de acordo com suas especificações e orientar a família sobre como agir diante das decisões de seus filhos. Além disso, as escolas devem apresentar mais sobre as áreas de atuação, desde o primeiro ano do ensino médio, com convidados de atuação em cada área.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
89 Exibições
por Debss
0 Respostas 
95 Exibições
por Annapin
0 Respostas 
63 Exibições
por Carneiro06
1 Respostas 
145 Exibições
por rodriguees29
1 Respostas 
89 Exibições
por William2024
0 Respostas 
334 Exibições
por jaqueline454
0 Respostas 
330 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
172 Exibições
por Amandabarros
1 Respostas 
773 Exibições
por OlrenBeat
1 Respostas 
693 Exibições
por Iagototy

Olá, Oliveira1! Obrigado por enviar sua red[…]

A desigualdade

Olá, Camilyzyw! Obrigado por enviar sua red[…]

A violência no Brasil contra a mulher &eacut[…]

Olá, Kauafak! Você enviou sua reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM