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Por AugustSouza
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Conforme afirma Elon Musk, empreendedor e CEO da Tesla Motors: “As pessoas trabalham melhor quando sabem qual é o objetivo e o porquê”. Entende-se portanto a importância da escolha profissional na realização eficiente do trabalho. Entretanto, devido a falta de preparo, duvidas quanto a carreira a ser seguida e os aspectos socioeconomicos, os jovens se encontram cada vez mais indecisos quanto a escolha da profissão. Diante dessa perspectiva, faz-se a analise dos fatores que contribuem para este cenário.
Primeiramente, deve-se destacar que questões emocionais interferem diretamente na escolha da carreira, como o medo originado das duvidas e a falta de preparo para a iniciação do mercado de trabalho. Segundo a Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Corona Vírus 2021, 4 a cada 10 jovens no Brasil estão buscando trabalho pela primeira vez durante a pandemia de Covid-19. Logo, estas questões emocionais devem ser solucionadas para que não interfira na escolha do jovem.
Ademais, com a pandemia do novo corona vírus, muitos jovens foram prejudicados financeiramente, forçando muitos a trabalharem mais cedo limitando-os em empregos informais e dificultando a realização de objetivos antes traçados, como demonstra os dados do Censo da Educação Superior 2019, do Ministério da Educação, 59% dos estudantes brasileiros do nível superior dessistiram dos cursos entre 2010 e 2019. entende-se que estes fatores contribui para o desenvolvimento do problema e deve ser solucionado.
Conclui-se portanto a importância do apoio aos jovens no momento da escolha profissional. Por isso cabe ao Ministério da Educação promover programas nas escolas sobre o direcionamento com orientação de profissionais acerca da escolha da profissão, formando jovens mais preparados na entrada ao mercado de trabalho, e mais realizados e melhores como afirma Elon Musk.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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