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No filme "Sociedade dos Poetas Mortos", Neil, um estudante de uma escola conservadora ao ter contato com as artes cênicas decide torná-la sua escolha profissional, no entanto, a desaprovação familiar e acadêmica é deprimente, levando-o ao suicídio. Fora da ficção cinematográfica, a realidade do cenário hodierno não é destoante, uma vez que os jovens, ao escolherem uma profissão se deparam com alguns dilemas, dentre eles é importante enfatizar: a pressão familiar acerca da escolha dos estudantes e a vulnerabilidade econômica dos mesmos.
Em primeiro plano, percebe-se que algumas famílias exercem considerável função na vida profissional dos jovens, pois supõem que determinadas áreas sejam mais importantes que outras e, portanto, mais benéficas e bem vistas socialmente. Segundo a antropóloga americana Margaret Mead, os padrões culturais de uma sociedade possuem uma significativa relação com escolhas individuais. Tal análise leva ao entendimento do porquê os indivíduos cedem à pressão e seguem carreiras que não os tornam profissionalmente realizados.
Ademais, aqueles que se encontram em classes sociais mais desfavorecidas pelo capitalismo contemporâneo tendem a não escolher um ramo profissional a seguir, pois a necessidade de renda imediata torna qualquer disponibilidade no mercado de trabalho uma opção, levando-os a exercer funções distintas e variáveis. Nessa conjuntura, a procura por uma profissão é adiada ou permanece fora de cogitação.
Diante de tais problemáticas, intervenções são indispensáveis. Para que seja efetivada uma mudança no cenário exposto, é necessário que os Ministérios da Educação e Economia ofereçam palestras com profissionais de diferentes segmentos nas instituições de ensino médio, feiras de profissões e apoio psicológico àqueles que se encontram "perdidos" e sufocados pela pressão familiar. Além disso é mister que ofereçam cursos profissionalizantes com um pagamento de renda básica para estudantes economicamente desfavorecidos. Essas medidas tem o fito de expandir as opções dos jovens, garantir-lhes sustento e bem estar emocional, evitando assim que tomem a mesma decisão trágica de Neil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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