Existem as religiões, como por exemplo, o judaísmo, que são contra a doação para "bancos de orgãos" pois acreditam que o orgão deve ser transplantado na hora exata que é retirado do corpo. Claro que existem certas peculiaridades, mas não são exatamente contra o transplante em si. Todas as religiões apoiam a doação pois acreditam ser uma grande demonstração de caridade e amor ao próximo, o que de fato é, e conscientizam seus fiéis a fazer esta atitude.
No entanto, a grande falta de informação colabora para a falta de conhecimento sobre doação de orgãos e sua importância. Existe pouca abordagem, divulgação sobre o assunto e sentimentalismo. Na maioria dos casos, logo após o óbito de alguém, o médico cita a doação para família desta pessoa e explica que será uma bela atitude que salvará a vida de outra pessoa. Mas a família muitas vezes, pensa que doar um orgão de seu ente querido é um desrespeito a ele ou por acreditar veemente em informações erradas de terceiros, se opõe a dação.
Nesse sentido, o melhor jeito de incentivar a doação de orgãos é que o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) junto com emissoras e redes de propagação de noticias divulguem mais a importância da doação e seus beneficios para que derrubem dilemas contraditórios a respeito da doação de orgãos para que assim, ainda mais vidas sejam salvas e transformadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.