Avatar do usuário
Por Ellay
Quantidade de postagens
#123256
De acordo com a filósofa Hannah Arendt, "a essência dos Direitos Humanos é o direito à ter direitos. Entretanto, quando se observa a violência contra os idosos, vê-se, que há a falta de políticas públicas e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país. Assim, urge analisar a negligência governamental e o silenciamento como os principais propulsores desse cenário hostil.
Nesse contexto, existe a omissão governamental que influi decisivamente no problema. Conforme o filósofo Barnett, o Estado é, devido à sua natureza, incapaz de obedecer as suas próprias leis, sendo ineficiente como legislador. Tal perspectiva, é verificada na falta de amparo que essa parcela da população enfrenta dia após dia, devido a falta de aplicação das leis do país, visto que, o governo não tem investido o suficiente para a qualidade de vida dos idosos. Desse modo, para que tais direitos sejam usufruídos, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Ademais, o silenciamento mostra-se um complexo dificultador. Nessa perspectiva, a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, defende que a linguagem é uma forma de ação. No entanto, há uma lacuna dessa ação quanto aos desafios enfrentados pelos idosos na sociedade, tendo em vista, que o tema não é amplamente debatido e fica restrito à colaboração de grupos específicos gerando um banco limitado. Nesse sentido, é indiscutível que se o problema persistir o progresso social não existirá.
Portanto, medidas públicas são necessárias para que tais obstáculos sejam superados. Sendo assim, necessita-se urgentemente, que o Tribunal de Contas da União, direcione verba, que por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em ações sociais nas escolas e faculdades, que visem passar prematuramente informações do quão importante que os idosos tenham acesso aos seus direitos e sejam respeitados pela sociedade, através de palestras com profissionais do meio estatal. Por fim, ressalta-se a importância de resolver o impasse no momento atual, pois, como defendeu Martin Luther King:"toda hora é hora de fazer o que é certo".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Ellay
Quantidade de postagens
#123257
Desafios enfrentados pelos idosos
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
19 Exibições
por Marjoriex
0 Respostas 
71 Exibições
por Johnndelax
0 Respostas 
3875 Exibições
por AnGeLa17
2 Respostas 
222 Exibições
por CORVINAL
1 Respostas 
181 Exibições
por Deivson123
1 Respostas 
163 Exibições
por Gabriel3241
5 Respostas 
544 Exibições
por CORVINAL
4 Respostas 
214 Exibições
por OlrenBeat
1 Respostas 
83 Exibições
por Hugoresend
0 Respostas 
96 Exibições
por Mimi2004

Durante o regime do Estado Novo, o presidente Get&[…]

Boa tarde! Você poderia corrigir minha reda[…]

obrigada LuizGustavo7 pela correçã[…]

Alguém pode atribuir nota?

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM