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Por larireggiani
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O Artigo 196 da Constituição Federal do Brasil, afirma que "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante politicas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças, outros agraves e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". Sendo assim é necessária a clareza no que diz respeito a doação de órgãos no Brasil.
Ainda recentemente o programa de doação de órgãos foi de grande importância pois salvou a vida do famoso apresentador de tv, Faustão, que necessitava e estava na fila para receber um transplante cardíaco, e ao conseguir manifestou sua gratidão nas redes. Esse caso traz nitidez no fator do poder de uma doação e a importância dec sua rapidez.
Uma das principais dificuldades encontradas com relação ao transplante de órgãos é a grande fila de espera e sua demora, apesar do Brasil ter o maior programa público de transplantes, o problema em questão continua a acontecer pois o real problema é a falta de doadores para essas situações, causando dessa forma mais mortes nessa área.
Tendo em vista o que foi discutido é necessário que medidas sejam tomadas para que a doação de órgãos se torne mais rápida. Sendo assim o Ministro da Saúde deve promover uma lei que traga a proposta de que todos são doadores a não ser que a familia não queira, desconsiderando dessa forma a norma utilizada nos dias atuais; afim de reduzir a taxa de mortalidade causada pela espera nas filas de transplante.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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