• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Joao0208
#74009
O conto A autoestrada do Sul – publicado em 1964 – de Júlio Cortazár, retrata um engarrafamento que dura anos. Apesar de ser um texto do século XX ele se mostra muito, já que nas grandes cidades o congestionamento no trânsito tem sido quase que diariamente. Logo, a mobilidade urbana tem enfrentado vários desafios, como a falta de investimentos em transportes coletivos e o aumento populacional da metrópoles tem sido problemas recorrentes.
Em primeiro plano, vale ressaltar que a falta de investimentos em transportes público, tem sido um problema quando se trata de mobilidade. Segundo o site gov.br, o Governo Federal investe cerca de 2 bilhões em projetos de mobilidade, porém esse ainda é um investimento baixo para suprir as necessidades das grandes metrópoles, que em comparação com outros países que realmente investem, por exemplo a Suíça, o Brasil está muito atrás. Em decorrência dessa problemática, o aumento no número de carros provados tem sido uma de suas consequências e se nada mudar os engarrafamentos serão cada vez maiores e consequentemente aumentando a média de tempo gasto no trânsito, que já é de 2 horas por dia.
Ademais, a concentração populacional nas metrópoles brasileiras, tem gerado desafios na locomobilidade urbana. O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, fala sobre a Modernidade Líquida, onde discursa sobre a fluidez da sociedade e seu individualismo, essa obra se aplica a atual situação brasileira, pós um processo de industrialização, onde muitas pessoas foram para as metrópoles em busca de uma vida melhor, mas sem pensar no coletivo e como esses problemas afetariam suas vidas nas grandes cidades. Portanto, o acelerado processo de urbanização gerou uma grande centralização nas capitais, principalmente as do Sudeste, causando aglomerações no trânsito e dificultando a mobilidade urbana.
Diante dessa problemática, conta-se que os problemas de mobilidade urbana devem ser resolvidos o mais rápido possível. É dever do Governo Federal, a instância máxima do poder executivo, criar projetos de mobilidade urbana e investir em infraestrutura, de modo que as pessoas comecem a usar o transporte coletivo, com a expectativa de diminuir os engarrafamentos e o número de veículos nas rodovias. Cabe ao Estado, mover as indústrias e incentiva-las a ir para outras cidades que não sejam as capitais, de modo que diminuía a concentração populacional nas grandes cidades.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#74010
Mobilidade
Promulgada pela ONU a lei dos direitos humanos que visa garantir bem estar e qualidade de vida para toda população.E a mobilidade urbana deveria ser melhor estudada, pois o que vemos hoje em dia é uma dificuldade na locomoção.
Com os avanços das indústrias, tivemos um desordenado aumento de automóveis, com isso temos muito trânsito, um fluxo enorme de carros e motos, ônibus lotados, isso ocorre principalmente nas grandes cidades.
Nota-se que com esses tipos de mobilidade é prejudicial a saúde humana e ao meio ambiente, pois as pessoas acabam fazendo menos exercício físico, acarretando maiores problemas de saúde e esses meios de transportes transmitem alta quantidade de poluição quê contribuindo para o efeito estufa.
Com tudo observa- se que o governo deve incentivar uma mobilidade sustentável, utilizando bicicletas e transporte coletivo para isso deve criar ciclovias e colocar mais ônibus em circulação, e investir em carro movidos a água, garantindo assim maior segurança e qualidade de vida melhor.

De acordo com o Artigo Sétimo da Constitui&[…]

Saúde Pública no Brasil

OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia estej[…]

3m1ly aaah muito obrigada pela correç&ati[…]

Consumismo no Brasil

Eraldonunes eurodrigo Gi69 Anne24 Lol[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM