Por Fabiissantos
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No século XXI, são sucessivas as discussões acerca dos obstáculos enfrentados para o avanço da mobilidade sustentável. Nesse viés, de acordo com o filósofo Oscar Wilde, "A insatisfação é o primeiro passo para o progresso." Dessa premissa, nota-se que a mudança é a busca pela transformação para melhorar tal cenário. Logo, o aumento da poluição ambiental, somada a dificuldade de deslocamento nas cidades são problemas a serem revistos.
É relevante abordar, primeiramente, as raízes desse impasse. Durante a Revolução Industrial, por meio da mecanização ocorreu a produção em série de automóveis, o que proporcionou um alto índice de pessoas visando um veículo privado. Analogamente, no contexto atual, cada vez mais há uma intensificação no número de carros nas ruas, visto que grande parte da sociedade quer adquirí-los,pois é sinônimo de status e boa condição vida. Entretanto, com o crescente aumento de aquisição desse automóvel, houve um crescimento de poluição ambiental, já que quanto mais veículos circulando maior a emissão de diversos poluentes ao meio ambiente. Por consequência, alguns desses agentes poluidores podem causar danos, por exemplo, aos lençóis freáticos devido ao vazamento de resíduos em postos de gasolina. Sendo assim, é inquestionável como a larga escala dos meios de condução intensifica a poluição ambiental.
Além disso, outro importante fator a ser analisado é a dificuldade de deslocamento nas cidades. Nessa perspectiva, a Geografia explica que com o êxodo rural as áreas urbanas enfrentaram um inchaço urbano, o que promoveu impedimentos de locomoção. Dessa forma, segundo o G1 quase 20 % da população leva mais de 1 hora para chegar ao trabalho.Isso ocorre devido aos congestionamentos. Por conseguinte, das especulações imobiliárias e áreas periféricas. Dessa maneira, se os lugares fossem mais compactos os deslocamentos seriam rápidos.
Torna-se, portanto, evidente que a poluição ambiental e a dificuldade de deslocamento nas cidades corroboram a problemática em questão. Por isso ,é necessário que o Ministério de Transporte em parceria com as mídias promovam campanhas socioeducativas, através de propagandas e anúncios informativos nas televisões e rádios, pois poderá incentivar o uso de carros elétricos a fim de minimizar a poluição do ecossistema. Ademais, as Mídias devem fomentar a utilização de transportes alternativos, como metrô, barca e bicicleta, por intermédio da divulgação nas redes socias, uma vez que possuem uma grande influência nos telespectadores com o objetivo de desincentivar a busca pelo automóvel e assim diminuir os engarrafamentos. Assim, a insatisfação afirmada por Oscar Wilde levará ao progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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