Avatar do usuário
Por Marianex
Quantidade de postagens
#123528
No Brasil, a fila de espera para transplante de órgãos é baseado no Sistema Nacional de Transplante, A doação só poderá ser efetivado diante de aprovação dos familiares ou a partir da vontade do doador em vida, tendo que deixar para o escrito este manifesto. A fila é extensa e tende a aumentar cada vez mais, decorrente de falta de doadores, existindo então mais demanda do que oferta. Neste sentido cabe analisar a inoperância do Estado e a falta de conhecimento da população como principais fatores relacionados a esse problema social.
Diante deste cenário, é possível relacionar a falta de engajamento do poder público como um dos principais fatores que cooperam para a baixa demanda de doação de órgãos no Brasil. Com efeito, a CRF/88 prevê que a saúde é direito de todos e é dever do Estado garantir mediantes políticas públicas sociais e econômicas, um fator que infelizmente não tem se tornado prático, tendo em vista a falta de criação de campanhas públicas a favor da doação de órgãos.
Entretanto, em relação a ser necessário expressar a vontade da doação em vida, muitas pessoas têm medo de efetivar essa vontade devido ao grande número de tráfico de órgãos. Esse crime surgiu devido à grande espera por doadores em fila de transplante, que muitas vezes por não haver outra opção busca meios ilícitos para conseguirem viver. Esse tem se mostrado um problema de difícil solução, pois de um lado temos criminosos bastante organizados e de outro, pessoas desesperadas pela vida.
Contudo, o Estado tem se mostrado inoperante para criação de políticas públicas para informar a população e poder solucionar o problema das extensas filas de espera por um transplante, bem como falta de operações policiais no tráfico internacional de órgãos, em consequência disso, ocorre aumento do número de pessoas no Sistema Nacional de Transplante e também do tráfico de órgãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
22 Exibições
por babitxs
0 Respostas 
92 Exibições
por natanael196
0 Respostas 
80 Exibições
por jhuh
0 Respostas 
59 Exibições
por Mille15
0 Respostas 
46 Exibições
por larireggiani
0 Respostas 
27 Exibições
por marysilv
0 Respostas 
42 Exibições
por Maria028
0 Respostas 
316 Exibições
por JuhSalvador
6 Respostas 
461 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
47 Exibições
por laraaaaaaa

Apesar de a luta feminista brasileira trazer conqu[…]

@Alunaaaamed @Samara102006 @Myllene02 @Delbis1502 […]

Alunaaaamed Samara102006 Myllene02 Delbi[…]

O mundo vem sofrendo várias transforma&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM