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#57919
Teoricamente, a Constituição Brasileira de 1988 garante que todos são iguais perante a lei, sem qualquer distinção. Além disso, os brasileiros e estrangeiros residentes do país tem direito à vida, à liberdade, à igualdade, e à propriedade. No entanto, não há um cumprimento do que está escrito, visto que a pandemia de Covid-19 apenas evidenciou um descaso público e desigualdade social já existentes.
Primeiramente, é indubitável ressaltar a despreparação por parte dos órgãos públicos quanto ao assunto de garantia dos direitos aos cidadãos. Isso é retratado na música "Que país é esse?" da banda Legião Urbana, que expõe, após citar a falta de respeito a constituição, os lugares no Brasil que sofrem dessa grande diferença social. Uma vez que os dados de desigualdade, pobreza e marginalização são alarmantes, e existe uma promessa de erradicação desses fatores na constituição, faz-se verdade o que é dito na canção.
Outrossim, vale ressaltar, que essa injustiça e desequilíbrio de oportunidades acentuado pela pandemia são os grandes agentes de tantas mortes no país. Isso porque a taxa de mortalidade entre pardos e negros sem escolaridade chega a 80%. Logo, a população de baixa renda, determinantemente pertencente aos grupos de minoria, que já não tinham como defrontar com tais faltas de recursos humanos básicos agora lidam também com um vírus violento e se arriscam em serviços informais na linha de frente do contágio.
Em vista dos fatos supracitados, faz-se necessário a adoção de medidas que venham diminuir essa desigualdade social. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Cidadania juntamente ao Ministério da Saúde e Educação, com o orçamento que lhes forem destinados pelo ministro da Economia, promover projetos visando garantir moradia, educação, qualificação e acesso á saúde básica em lugares desfavorecidos. Somente assim, a constituição deixará de ser um simples papel para ser um guia.


Obrigada a quem me ajudar, sou nova aqui e na redação!!!!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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