Em primeira análise, é cabível citar que as máculas morais presentes na massa nativa quando mencionamos a corrupção está intrinsecamente relacionada ao chamado “jeitinho brasileiro”, que nada mais é uma cultura enraizada em âmbito nacional consignada à atitudes antiéticas a cargo de interesses individuais, maleficiando indivíduos de seu próprio meio. O levantamento feito pelo G1 com cerca de 600 pessoas explicitou que mais de 90% delas já teriam cometido delitos cívicos, desde a “cola” nas escolas à sonegação de impostos de renda. Dito isso, é indubitável a necessidade de conscientização do brasileiro sobre como o cidadão prejudica a si mesmo com a ausência da cidadania.
Outrossim, devemos enfatizar que a educação é um elemento essencial para que o corpo social tenha uma base sólida sobre o princípio ético de que direitos implicam deveres. De acordo com Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Decerto, no entanto, tal subsídio é contundamente precário nacionalmente, com destaque abundante para as regiões Norte e Nordeste do país, que sofrem com a má infraestrutura educacional. Nesse contexto, se o embargo prosseguir gradativo, continuaremos a observar o agrave das mazelas de desvios de conduta cidadã.
Destarte, faz-se necessário a adoção de medidas para combater as formas de estelionato naturalizadas na sociedade brasileira. Sendo assim, deve ao Ministério da Cidadania em conjunto com o Ministério das Comunicações promover a conscientização de denúncias das ilegalidades cívicas praticadas pela maior parte dos indivíduos nativos, por meio de campanhas nacionais, com a finalidade de amenizar tais práticas. A ação deve ser transmitida e debatida em televisão aberta e nas redes sociais do governo. Paralelamente, urge intervir sobre a condição de acesso à educação nas escolas e no meio familiar. Dessa forma, a cidadania ordenada poderá se tornar uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.