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Por rassanicoly
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Na obra audiovisual "Escolinha do professor Raimundo", de 1990, o personagem do humorista Chico Anysio encerra o programa, dizendo "E o salário, ó!", evidenciando o baixo salário dos professores no Brasil. Fora da ficção, a desvalorização se tornou uma "cultura", afetando grande parte dos profissionais. Portanto, urge que se discuta sobre o assunto para se buscar soluções.
Em primeiro lugar, é importante destacar que no Brasil o piso salarial dos professores está abaixo da média. De acordo com o estudo da OCDE, publicado no site "Terra", o salário dos professores é o mais baixo entre as profissões da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Socioeconômico. Dessa maneira, vemos que o baixo piso salarial é decorrente da desvalorização da profissão e falta de investimentos na educação. Sendo assim, não há dúvidas de que a desvalorização leva os profissionais a se questionarem se eles devem ingressar e permanecer na área.
Ademais, a "cultura" da desvalorização da profissão é um problema histórico. A exemplo disso, o caso ocorrido em 2018, publicado no site "Notícias R7", que diz, aluno insatisfeito com nota bate no professor em São Paulo. Pode-se observar que tanto agressões físicas quanto verbais são recorrentes com os profissionais, não só torna o cenário exaustivo e perigoso, mas também faz com que uma profissão de tamanha importância seja ridicularizada. Desse modo, é necessário uma intervenção.
Portanto, medidas são necessárias a fim de que se possa acabar com a desvalorização dos professores no Brasil. Em vista disso, é necessário por parte do governo o aumento de investimentos na educação e na priorização financeira, para que o piso salarial se torne justo. Bem como, a imagem dos professores deve ser reformulada, as escolas podem promover palestras demonstrando a importância dos professores, assim, a profissão será respeitada e devidamente remunerada. Desse modo, a desvalorização ficará apenas na ficção como em "Escolinha do professor Raimundo".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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