Avatar do usuário
Por Alunaa1801
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#78871
Epiteto, filósofo grego que já foi escravo da Roma, afirmava que “só a educação liberta”. Levando em conta essa afirmação, percebe-se que ela vai de encontro com a desvalorização dos professores no Brasil, sendo já levada com naturalidade esse problema acaba promovendo a consolidação do mesmo no contexto nacional. Essa triste realidade se dá principalmente à ineficácia governamental e também à alienação intelectual que percorre a sociedade brasileira, que acabam desvalorizando essa profissão.
Sob esse viés, é perceptível que a negligência do Poder Público é um grave problema. Nessa perspectiva, Nelson Mandela afirmou que “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. No entanto, na medida que o tempo passa muitos andam querendo aprender, mas poucos buscam ensinar. Dessa forma se faz notório a grotesca falha do Estado em pouco valorizar aquele que escolheu licenciatura como parte de sua vida.
Além disso, uma grande parcela da população se mostra alienada. Sendo assim, a desvalorização do professor ocorre porque, infelizmente, a sociedade não se movimenta em prol da erradicação da problemática citada, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por não levar em conta as consequências que a problemática traz consigo, como a futura falta de professores, de tal forma causando consequências também no sistema de ensino brasileiro. Logo, torna-se essencial superar esses preceitos que atestam, sobretudo, uma desigualdade em relação à valorização de cada emprego no Brasil.
Portanto é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário. Assim, o Governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, com o apoio do Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, deve buscar uma melhor igualdade entre as profissões, podendo ser feita por meio de incentivos a formação de novos docentes, como por exemplo na época pós segunda guerra, onde ocorreu o aumento de 30% a mais no salário de professores. Dessa forma, o Brasil se tornará a nação da ordem e do progresso, como disse Raimundo de Teixeira Mendes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
74 Exibições
por htacorrea
0 Respostas 
141 Exibições
por rassanicoly
0 Respostas 
40 Exibições
por mariaajuli
0 Respostas 
82 Exibições
por Mans2
1 Respostas 
208 Exibições
por Ade7373
0 Respostas 
88 Exibições
por eVital15
0 Respostas 
217 Exibições
por sophialara2
0 Respostas 
117 Exibições
por mariasqzz
Desvalorização dos povos indígenas
por alicevffd    - In: Outros temas
0 Respostas 
166 Exibições
por alicevffd
0 Respostas 
150 Exibições
por Mimi2004

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM