• Avatar do usuário
#82433
Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino todos os indivíduos de uma sociedade possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. No entanto, na questão dos idosos essa questão não é abordada, uma vez que a imagem criada pela sociedade é uma visão de fragilidade e inutilidade, assim armando uma conclusão não real sobre o valor que eles realmente exercem dentro da sociedade. Então deve-se traçar estratégias a partir da atuação nas causas do problema: a falta de representatividade e a influência da mentalidade social.
Dessa forma, em primeira análise a falta de representatividade é um desafio presente no problema. Para Rupi Kaur, "a representatividade é vital". Porém, há um hiato absurdo na representação dos idosos, visto que essa demanda ainda possui uma baixa porcentagem de representatividade na mídia e dentro da sociedade, eles dão desvalorizados, o que perpetua sua insegurança sobre exercerem o que realmente são capazes dentro de uma população. Assim, para criar uma sociedade igualitária para todos é preciso que a representatividade seja vista como algo vital.
Em paralelo, a influência da mentalidade social é um entrave no que tange ao problema. Chimamanda Adichie defende que " não é a cultura que faz as pessoas; são as pessoas que fazem a cultura". Tal perspectiva aponta para a responsabilidade individual de mudar o pensamento coletivo sobre a desvalorização dos idoso, visto que essa visão estereotipada vêm desde dentro dos lares familiares, onde parente e amigos próximos tratam os idosos conforme a visão formada, relaciondo-os a uma geração de valor fragilizada. Assim, é preciso suscitar a ação individual para a construção desejada.
Portanto , é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa por meio de entrevistas com especialistas no assunto, afim de atualizar a mentalidade social sobre a desvalorização dos idosos. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por grandes perfis do Instagram para atingir mais pessoas. Paralelamente é preciso intervir sobre o silenciamento presente no problema. A partir, dessas ações espera-se promover uma melhora no que tange á questão da desvalorização dos idosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM