Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#59288
Promolgada pela ONU em 1964, os direitos humanos garante o básico para a integridade e a dignidade de um cidadão, porém várias dessas pessoas que deviam ter seus direitos assegurados, vivem em estado de miséria ou extrema pobreza.
Os trabalhos voluntários, tem como intuito, oferecer no mínimo o básico para sobreviver, a pessoas carentes, sem obter lucro sobre seu trabalho, portanto são de suma importância em nossa sociedade, mesmo que no Brasil, a quantidade de pessoas que realizam esses trabalhos seja baixa, principalmente pelo fato de não serem remunerados financeiramente pelo seu esforço.
O moralista e filósofo Joseph Antoine René Joubert, disse uma vez que: "A gentileza é a essencia do ser humano. Quem não é suficientemente gentil, não é suficientemente humano". Os sentimentos orgulho e o egoísmo, são fatores para alguns terem as ideias de que essas ações são algo estúpido ou que não vale a pena comprometer seu tempo.
Concluo que, essa desvalorização se da pelo sentimento individualista por parte das pessoas, logo, ser ensinado pela família que ações de bondade são algo interessante através de simples ações, como dividir os brinquedos, e deve-se incentivar as pessoas, levando-as para esse locais sociais, assim tornando os seres humanos cada vez mais gentís.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#59293
Olá @willbe, beleza?

Olha, com essa redação dificilmente você conseguiria uma nota elevado no Enem, MAS CALMA AÍ kkk com alguns ajustes será possível mudar sua redação da água pro vinho! Primeiramente, gostaria de dar algumas dicas gerais para que você melhore sua produção textual. Em segundo lugar, vou analisar sua redação apontando aquilo que precisa ser melhorado... Dito isto, vamos às dicas:

1º Conheça a ESTRUTURA do texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

A Redação do Enem deve ser escrita nesse modelo, e na sua redação foi possível perceber alguns desvios que influenciariam negativamente sua pontuação, especialmente na competência II;

2º Conheça as COMPETÊNCIAS DE CORREÇÃO da redação do ENEM

Não existe redação perfeita, existe aquela com menos erros... E para escrever com o menor número de erro possíveis é necessário saber como vão corrigir sua redação, a partir daí é possível traçar um plano para satisfazer os corretores da sua redação;

3ª Leia REDAÇÕES NOTA 1000

Na internet é possível encontrar diversas redações nota mil, lê-las pode elevar e muito seu nível de escrita;

4ª Escolha um MODELO DE REDAÇÃO e pratique muito!

Na internet você também pode encontrar esses modelos, a partir deles você poderá passar longe dos erros de coerência, coesão e estruturação do seu texto.

Agora vamos à correção

INTRODUÇÃO

Você fez bem em apresentar a DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos), porém sua promulgação foi em 10 de Dezembro de 1948. Além disso, o verbo "garantir" deveria estar no plural, isto é, "garantem", pois você está falando dos direitos humanos no plural (Erro de concordância verbal). Por fim, você escreveu nesse parágrafo apenas a sua tese, não apresentou o tema nem os argumentos que deveriam dar as diretrizes para o restante do seu texto...

DESENVOLVIMENTO I

Aqui tenho algumas ressalvas a serem feitas. Primeiro, há redundância na expressão "oferecer no mínimo o básico..." dizer que é o mínimo, é o mesmo que dizer que é o básico, fazer uso dessa expressão é um erro e compromete sua nota. Segundo, o ENEM dedica uma competência inteira (200 pontos) para avaliar o uso de conectivos e conjunções, seu texto não apresenta nenhum conectivo entre os parágrafos, recomendo pesquisar sobre isso. Terceiro, acredito que não houve compreens]ao do significado do trabalho voluntário, pois para ser voluntário, deve ser não remunerado, isso consta na lei, no entanto, você apresentou a causa do problema como a falta de remuneração, isso lhe custaria pontos na competência 2.

DESENVOLVIMENTO II

Você fez bem em citar um filósofo, porém seu processo argumentativo ficou incompleto e não favoreceu o uso da citação, você poderia desenvolver mais esse parágrafo. Além disso, houveram erros sintáticos, como a expressão "...são fatores para alguns terem as ideias de que essas ações são algo estúpido...", você escreveu "..as ideias" mas citou apenas uma ideia...

CONCLUSÃO

Esse é o momento do texto em que você vai apresentar uma solução para o problema discutido e, de acordo com o ENEM, essa solução deve contemplar 5 elementos, são eles:

AGENTE
AÇÃO
MODO/MEIO
DETALHAMENTO
FINALIDADE

Você apresentou apenas o AGENTE, a AÇÃO e se eu for muito gentil, posso considerar que houve uma FINALIDADE ali... Em resumo, você não atendeu todos os requisitos infelizmente... Outra dica importante é: você não pode dizer para a banca corretora que você vai concluir seu texto, muito menos fazê-lo em primeira pessoa! Isso é um erro grave... O primeiro é errado porque dá entender que lhe faltou mecanismos linguísticos para encaminha o leitor rumo à conclusão, e o segundo é errado porque o texto dissertativo-argumentativo deve ser escrito em terceira pessoa...

Agora sim!! Recomendo a você que avalie a correção com carinho e estude os erros para não cometê-los novamente. Além disso, siga as recomendações e procure estudar o que for necessário pelo YouTube, tenho certeza que com muito esforço, dedicação e estudo, você poderá atingir a nota 1000! Acredite nisso e não deixe ninguém te fazer pensar o contrário que você vai longe!

Na série " as telefonistas ", em […]

Ashiley Oii, você poderia corrigir minh[…]

É de conhecimento geral que, a tradi&ccedi[…]

.Promulgada em 2014 , a Lei 12.965/2014 tem o obje[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM