Convém ressaltar, a princípio, que o desrespeito à legislação é um fator determinante para a persistência do problema. No Estatuto do Idoso, lei 2003, está descrito o envelhecimento enquanto um direito, juntamente com os direitos básicos de todo cidadão, além da responsabilidade da família sobre essas pessoas. No entanto, o que se verifica, na realidade brasileira atual, é um cenário de abandono social, financeiro e afetivo, o que demonstra a insuficiência legislativa.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da lenta mudança da mentalidade social. De acordo com dados do IBGE, hoje, no Brasil, 53% dos lares brasileiros são financeiramente mantidos por idosos. Tal fato demonstra que o papel do idoso, ao contrário do que se imagina, é extremamente ativo. No entanto, essa parcela da população continua a ser vítima de discriminação e abandono, em virtude tanto de sua não contribuição com impostos, quanto a lacuna educacional, visto que muitos deles não tiveram acesso à educação em idade apropriada.
Portanto, para valorizar o papel do idoso no Brasil, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que as secretarias de Educação municipais, em parceria com o governo estadual, criem oficinas educativas em locais públicos de grande circulação para a população em geral, por meio de palestras de sociólogos, que orientem o papel do idoso na sociedade e atualizem a real condição do idoso do século XXI. Além disso, nesses momentos, é preciso trazer para discussão o Estatuto do Idoso e suas implicações, para que haja a elucidação e, por consequência, o devido tratamento a esse grupo. Assim, talvez, a solidão na velhice permaneça apenas no universo de Gabriel Garcia Márquez.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.