Dessa forma, em primeira análise, o sentimento de superioridade de jovens em relação as pessoas mais velhas, é um desafio presente no problema. Para Rupi Kaur, “a representatividade é vital”. Porém há um hiato absurdo na representação da valorização dos idosos na sociedade, visto que pessoas mais novas tendem a descriminar e rebaixar pessoas mais velhas por terem maior conhecimento em certos assuntos, como tecnologias e modernidades. Assim é preciso que a representatividade seja vista como algo vital.
Em paralelo, o individualismo desse grupo de indivíduos mais novos é um entrave no que tange ao problema. Chimamanda Adichie defende que “a cultura não faz as pessoas; as pessoas que fazem a cultura”. Tal perspectiva aponta para uma responsabilidade individual de mudar o pensamento coletivo sobre o descaso de pessoas na terceira idade, visto que a ideia individualista sobre a inutilidade e falta de representatividade dessa categoria, geram uma descriminação. Assim, é preciso suscitar a ação individual para a construção social desejada.
Portanto, é imprescindível atuar sobre este problema. Para isso, o Poder Público deve criar políticas públicas, por meio de investimentos na valorização de pessoas idosas no Brasil, afim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação pode, ainda, contar com pesquisas públicas para entender e priorizar as reais necessidades dessa casta. Paralelamente é preciso intervir sobre o individualismo presente no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos de “O cidadão invisível” uma realidade mais próxima.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada