Avatar do usuário
Por maysaasilvaa
Quantidade de postagens
#119021
“O cidadão invisível” trata-se da desvalorização de alguns indivíduos na sociedade brasileira. De fato, a crítica de Dimenstein é verificada na desvalorização dos idosos na sociedade moderna, que infelizmente ocorre. Nesse sentido, observa-se um delicado problema, que tem como causas a sensação de superioridade dos jovens sob essa classe e o individualismo dessas pessoas mais novas.
Dessa forma, em primeira análise, o sentimento de superioridade de jovens em relação as pessoas mais velhas, é um desafio presente no problema. Para Rupi Kaur, “a representatividade é vital”. Porém há um hiato absurdo na representação da valorização dos idosos na sociedade, visto que pessoas mais novas tendem a descriminar e rebaixar pessoas mais velhas por terem maior conhecimento em certos assuntos, como tecnologias e modernidades. Assim é preciso que a representatividade seja vista como algo vital.
Em paralelo, o individualismo desse grupo de indivíduos mais novos é um entrave no que tange ao problema. Chimamanda Adichie defende que “a cultura não faz as pessoas; as pessoas que fazem a cultura”. Tal perspectiva aponta para uma responsabilidade individual de mudar o pensamento coletivo sobre o descaso de pessoas na terceira idade, visto que a ideia individualista sobre a inutilidade e falta de representatividade dessa categoria, geram uma descriminação. Assim, é preciso suscitar a ação individual para a construção social desejada.
Portanto, é imprescindível atuar sobre este problema. Para isso, o Poder Público deve criar políticas públicas, por meio de investimentos na valorização de pessoas idosas no Brasil, afim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação pode, ainda, contar com pesquisas públicas para entender e priorizar as reais necessidades dessa casta. Paralelamente é preciso intervir sobre o individualismo presente no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos de “O cidadão invisível” uma realidade mais próxima.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
DESVALORIZAÇÃO DO IDOSO NA SOCIEDADE
por RayaneSC    - In: Outros temas
4 Respostas 
190 Exibições
por RayaneSC
0 Respostas 
93 Exibições
por Abderw
Desvalorização do idoso
por Yurishi    - In: Outros temas
0 Respostas 
59 Exibições
por Yurishi
0 Respostas 
52 Exibições
por lanai
As condições do idoso na sociedade brasileira
por Joseany    - In: Outros temas
0 Respostas 
68 Exibições
por Joseany
0 Respostas 
97 Exibições
por gabriely4572
0 Respostas 
44 Exibições
por ronaldjr
0 Respostas 
103 Exibições
por Allany1708
0 Respostas 
294 Exibições
por Thz1209
0 Respostas 
89 Exibições
por gabriellasd

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM