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Por Eduardabsz
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Os desastres ambientais são eventos adversos, que causam grandes impactos na sociedade humana, de forma negativa. Consequentemente, quando ocorrem, podem resultar em consequências desastrosas para a sociedade, como por exemplo, mortes, perdas de residências e de pertences pessoais, saúde física e mental afetada, pobreza, entre outros.
De acordo com os estudos, segundo os registros do Museu Joaquim Felizardo, em 1941, Porto Alegre enfrentou uma enchente, que durou 24 dias de chuvas intensas, deixando cerca de 70 mil pessoas desabrigadas. Após a devastação causada, surgiu a necessidade de construir barreiras para proteger a cidade de futuras inundações, devido à poluição e desmatamento, falta de manutenção nas barreiras e infraestruturas.
Em 2024, foi possível observar uma grande tragédia no Rio Grande do Sul, ocasionada por chuvas intensas que se estenderam por semanas, resultando não só em enchentes, mas também em barragens e inundações, causando inúmeras perdas e traumas enfrentadas pelas vítimas. Isso, é um reflexo de uma sociedade que, ainda necessita de autoridades competentes e de políticas públicas adequadas.
Portanto, é possível prevenir esses acontecimentos, reduzindo a poluição. Diante disso, entre as medidas que o poder público deve adotar, está à criação de sistemas de eventos climáticos extremos, para evacuar as pessoas das áreas de risco e evitar perdas humanas.
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COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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