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Por Ylanaalves
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O desperdício de alimentos no Brasil é uma questão de grande relevância que demanda atenção e ação imediata. Este problema se manifesta em diferentes etapas da cadeia alimentar, desde a produção até o consumo final, e tem impactos significativos na economia, no meio ambiente e na segurança alimentar da população.

Em termos de produção, o desperdício pode ocorrer devido a práticas agrícolas inadequadas, infraestrutura precária para armazenamento e transporte, ou mesmo devido a padrões rígidos de estética dos alimentos impostos pelo mercado. Além disso, ao longo da distribuição e comercialização, uma quantidade considerável de alimentos é perdida devido a falhas logísticas e falta de investimento em tecnologias apropriadas.

No entanto, é no nível do consumidor que uma parte significativa do desperdício ocorre. Muitas vezes, o descarte de alimentos em boas condições é resultado de uma cultura de consumo excessivo e despercebido. Frutas, legumes, pães e outros produtos são frequentemente descartados prematuramente, contribuindo para um cenário alarmante.

Para combater essa realidade preocupante, é fundamental implementar medidas que abordem o desperdício em todas as etapas da cadeia alimentar. Isso inclui investimentos em infraestrutura para armazenamento e transporte adequados, campanhas de conscientização para os consumidores sobre práticas sustentáveis de consumo e políticas públicas que incentivem a doação e o reaproveitamento de alimentos.

Além disso, a promoção de programas educacionais que enfatizem a importância da redução do desperdício e o desenvolvimento de parcerias entre o setor público e privado são essenciais para enfrentar esse desafio.
Em síntese, o combate ao desperdício de alimentos no Brasil requer um esforço conjunto e coordenado entre diversos atores sociais. A conscientização, a educação e a implementação de políticas eficazes são fundamentais para promover uma mudança significativa nesse cenário preocupante.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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