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Por RafaNaBase
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#55860
É normal descartar...

O desenvolvimento científico durante a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, século XVIII, transformou a alimentação das pessoas, oferecendo, no entanto, risco à população com baixa renda na medida em que contribuiu aos que têm alta renda. Análogo a isso, o desejo de muitas empresas por lucro, e o descaso delas em manter a comida disponível para todos, escondem um direito social que deve fazer parte da realidade humana. Nesse sentido, convém analisar as vertentes que intensificam o desperdício alimentar.

Claramente, o costume de descartar alimentos em casa exerce forte impacto tanto ao meio ambiente quanto à sociedade. Consoante a isso, o artigo feito pela revista Superinteressante informa que mais de um sexto de toda comida produzida em 2019 foi descartada em domicílios. Tal fato acontece, majoritariamente, pelo desconhecimento da população, e também pela falta de recursos disponíveis aos moradores, de regiões brasileiras, para executar a tarefa diária corretamente. Assim, viver dessa maneira é prejudicial porque um número extenso de alimentos é parcialmente aproveitado por poucos, e existe, atualmente, indivíduos com fome em muitas partes do globo terrestre.

Outro aspecto a ser pontuado é o artigo 6º da Constituição brasileira de 1988, responsável por assegurar o direito à alimentação, que demonstra o descaso com a lei que rege uma Nação. Para que haja mudança, e diante disso, melhores condições de vida, vale seguir o quê o nacionalista e especialista em ética política chamado Mahatma Gandhi, disse: “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.” Além disso, a educação é recurso essencial para que a população tome consciência de seus próprios atos, fato que deve melhorar no Brasil. Dessa forma, fica evidente a necessidade de apoiar a reeducação dos brasileiros.

Depreende-se, portanto, um sistema heterogêneo na alimentação que, dada a sua importância, deve ser resolvido. Para isso, cabe ao Ministério da Educação incentivar a criação de novas disciplinas escolares, como cidadania, tornando disponível para os jovens novas formas de pensar cuja finalidade seja mudar o comportamento referente aos cuidados domésticos fundamentais. Complementarmente, é necessário que o Governo invista mais em educação, isso acontecerá com a criação de palestras nos centros urbanos por profissionais, a fim de que os cidadãos participem. Logo, o direito social colocado na Constituição será reforçado, ademais, haverá mais comida disponível.

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por RafaNaBase
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#55869
Gostaria de saber se posso pôr 3 pontos no título, posso?

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
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Por AnnaJuliaJu
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#55886
RafaNaBase escreveu:Gostaria de saber se posso pôr 3 pontos no título, posso?
Para o Enem nunca ouvi falar que não podia... Então deve ser que pode né hihi:lol:
Em geral, como o título pode ser algo de certo modo mais criativo e criar expectativa, usar fica bem legal

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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Por XxDamastco
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#55890
O desenvolvimento científico durante a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, século XVIII, transformou a alimentação das pessoas, oferecendo, no entanto, risco à população com baixa renda na medida em que contribuiu aos que têm alta renda (como ??). Análogo a isso(a que ?), o desejo de muitas empresas por lucro, e o descaso delas em manter a comida disponível para todos, escondem um direito social que deve fazer parte da realidade humana. Nesse sentido, convém analisar as vertentes que intensificam o desperdício alimentar.
Pode ser reescrito assim:
Durante a Revolução Industrial ocorrida no século XVIII, o desenvolvimento científico transformou a alimentação das pessoas, porém, oferecendo riscos à saúde da população de baixa renda, [na medida em que não prejudicou aos que tem alta renda(não entendi este trecho)]. Similarmente, o desejo das empresas por lucro, em conjunto com o descaso de manterem a demanda de alimentos a todos, trouxeram vertentes acerca (sobre) o disperdício alimentar.

Pode-se perceber pela inversão dos termos que "desenvolvimento científico" causou mal à saúde de X e não causou alterações em Y.
Pode-se perceber que o final você não definiu o que o leitor vai topar adiante, eu defini "empresas lucro" e "manter demanda todos" como palavras-chave. Sendo assim, percebe-se que eu adotei um ponto de vista que o leitor saberá o que falo adiante, tal é o papel dos desenvolvimento;e neles vou desenvolver as palavras-chave e o comecinho da introdução. Observe a contrução do texto em "Como deve ser:" e perceberá a lacuna que apresenta tal texto.

Vejamos na tua introdução, o que deve provar além do apresentado:
1-"descaso delas em manter a comida disponível para todos"
ok, o que elas fazem ? o que causam ? e muitas outras perguntas, pois deixou o este trecho aberto, não o limitou, deveria ter limitado...
2-"escondem um direito social"
em que sentido fala, você explicou mal esta parte na introdução.
3-"Nesse sentido, convém analisar as vertentes que intensificam o desperdício alimentar."
ok, só agora você fala do tema. Pode cortar tudo anterior pois nada vale.

Como deve ser:
O disperdício alimentar é um fato indubitável, pois é do cotidiano ver pessoas jogando alimentos fora por dizerem que a cor do vegetal não está boa,ou o formato dele, ou por dizerem que cem gramas de alimentos é uma quantidade absurdamente pequena e não deixará ninguém nem pobre e nem rico. Nesse sentido, destaca-se (desenvolvimento 1), e também o(a) (desenvolvimento 2).

Pode ver que é uma construção que não é um compilado de ideias sem nexo nenhuma com as outras. "Corte o inútil" literatura arcade.

Pouco interessante o resto do texto, lamento. Não sabes desenvolver o tema corretamente. Sugiro que escreva várias introduções sobre os mais diversos temas e esqueça os desenvolvimentos e conclusão. Isso, somente a introdução. Na medida em que dominar a introdução,cuja qual é importantíssima, aprenderá a dominar o resto do texto, por instinto próprio. "Quando devo parar de fazer tal esquema e começar a escrever de cima até em baixo ?" Não sei, eu não sou você pra saber, é uma pergunta que só você pode responder. Enfim, adote tal técnica se quiser, para mim tanto faz.
fim. Ah, não corrigi o resto do texto porque não quis, achei-o bem produtivo, dá para reconstruir e fazer um texto exemplar, confesso, mas da maneira que está requer diversos ajustes, que tomarão tempo. Já fiz minha parte, se algum quiser ir adiante, que vá.fim
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Por XxDamastco
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#55895
AnnaJuliaJu escreveu:
RafaNaBase escreveu:Gostaria de saber se posso pôr 3 pontos no título, posso?
Para o Enem nunca ouvi falar que não podia... Então deve ser que pode né hihi:lol:
Em geral, como o título pode ser algo de certo modo mais criativo e criar expectativa, usar fica bem legal
É permitido sim colocar. As competências nada falam sobre o título, então é permitido exclamações (Imposto é roubo!),aspas (o "mal" pode vir para o "bem"), citações ("ser ou não ser, eis a questão" Shakespeare), três pontinhos (foi-se o dia feliz...) e etc, mas atenção! Devem ser colocadas no contexto do seu texto!!!! Os exemplos anteriores são temas que não vão para o modelo enem, vamos para a do ano passado,para melhor explicar: "doenças mentais são legais..."
Percebe-se que há sentimentalismo, sendo assim, tu irá explicar o sentimental do título, tipo dizendo que ninguém aceita que tá sofrendo, (e outros pontos de vista de tal sentimental), pois o ser não aceita que sofre de um mal e simplesmente aceita ele como se fosse "normal",sendo que não é.
Em resumo, apenas preste atenção para não tangenciar e falar algo sem relação ao texto.
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Por RafaNaBase
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#55938
Baah, obrigado pela correção e tuas indicações @XxDamastco, pois eu realmente achava que estava arrasando na introdução. Coloquei o máximo de assuntos que minha capacidade cognitiva conseguiu, naquele momento, e fiz um suspense com várias coisas sem explicá-las. Seguidamente voltarei nessa correção para ver os pontos + importantes, gostei muito dela! Posso te ajudar de alguma forma?

Agradecido por aproveitar teu tempo me ajudando @AnnaJuliaJu, adorei!

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
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Por XxDamastco
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#55939
@RafaNaBase
"Posso te ajudar de alguma forma?"
Pode me explicar se amor é um meio ou um fim, caso assim consiga.
-Frase extraida de maquiavel ou voltaire "os fins justificam os meios".
-"O seu melhor já é o suficiente",de puttin.
-Vamos ver, estou curioso sobre a resposta.
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Por RafaNaBase
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#55943
O amor é uma liberação de neurotransmissores (serotonina, dopamina, G.A.B.A) que desencadeiam uma reação química no corpo humano incapaz de controlar, simplesmente acontece. Ele é causado quando o(a) parceiro(a) corresponde aos nossos desejos, até porque o ser humano é um bicho social, ele precisa de outro ser ao seu lado...
As coisas mais comuns que fazem liberá-los são traços de personalidade do outro como uma risada, sorriso, tom de voz, beleza, carisma... e porra, um monte de coisa!
Esses neurotransmissores são liberados por estímulos, passam por neurônios através das sinapses e desencadeiam prazer, bem-estar, irritação, etc.
O amor é uma das coisas que libera eles, e o ser humano gosta disso. Outras coisas são: consumo de drogas, susto, atividades radicais.
No corpo humano oq acontece é a dilatação da pupila, variação da frequência nos batimentos cardíacos, arrepio, liberação dos rins, e outras.

Isso é oq tá dentro da minha área de estudos, não vou pesquisar se não perco tempo, mas tá aí... ;)

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
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Por XxDamastco
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#55947
@RafaNaBase, nao vinculada à frase dada, mas esta boa tal definição,então obrigado
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Por AnnaJuliaJu
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#55969
(Não concordo que na Competência 5 seja só 80...) Ah vou aproveitar e tentar terminar de corrigir :mrgreen: ...

É normal descartar...

O desenvolvimento científico durante a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, século XVIII, transformou a alimentação das pessoas, oferecendo, no entanto, risco à população com baixa renda na medida em que contribuiu aos que têm alta renda. Análogo a isso, o desejo de muitas empresas por lucro, e o descaso delas em manter a comida disponível para todos, escondem um direito social que deve fazer parte da realidade humana. Nesse sentido, convém analisar as vertentes que intensificam o desperdício alimentar.
---> Aqui concordo com XxDamastco. Me lembrei dos enlatados quando vc falou da Revolução Industrial, mas, quando diz que contribui para os ricos, penso mais na Revolução Verde :lol:

Claramente, o costume de descartar alimentos em casa exerce forte impacto tanto ao meio ambiente quanto à sociedade. Consoante a isso, o artigo feito pela revista Superinteressante informa que mais de um sexto de toda comida produzida em 2019 foi descartada em domicílios. Tal fato acontece, majoritariamente, pelo desconhecimento da população, (1) e também pela falta de recursos disponíveis aos moradores, de regiões brasileiras, para executar a tarefa diária corretamente. Assim, viver dessa maneira é prejudicial porque um número extenso de alimentos é parcialmente aproveitado por poucos, e existe [(indivíduos) existem (2)], atualmente, indivíduos com fome em muitas partes do globo terrestre.
(1) Não muda o sujeito na frase, então não precisa dessa vírgula já que tem o "e"
(2) O verbo "existir" concorda normalmente com o plural, diferente de "haver" que ficaria no singular
---> Ficou ótimo o desenvolvimento e tem certo direcionamento, tem uma opinião, mas, como a introdução está com outras questões em foco, não dá para afirmar que você está defendendo a sua tese...


Outro aspecto a ser pontuado é o artigo 6º da Constituição brasileira [Brasileira] de 1988, responsável por assegurar o direito à alimentação, que (3) demonstra o descaso com a lei que rege uma Nação [nação(4)]. Para que haja mudança, e diante disso, melhores condições de vida, vale seguir o quê o nacionalista e especialista em ética política chamado Mahatma Gandhi, disse: “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.” Além disso, a educação é recurso essencial para que a população tome consciência de seus próprios atos, fato que deve melhorar no Brasil. Dessa forma, fica evidente a necessidade de apoiar a reeducação dos brasileiros.
(3) Sempre é bom evitar repetir palavras... mas você está repetindo o "que" muito próximo e já utiliza ele várias vezes. Busque alternativas, por exemplo, aqui poderia ter usado o pronome "isso".
(4) A palavra "nação" terá inicial minúscula, porque ela está como um termo indefinido, de maneira que não estará fazendo referência ao Brasil ou um país em si. Se fosse "a Nação", eu não tenho certeza, mas acho que estaria correto.
---> Embora fale da parte do direito que foi rapidamente falado na introdução, a ideia principal desse desenvolvimento, que é sobre a educação, também não está lá... No trecho sublinhado, eu acredito que poderia melhorar um pouquinho mais, porque quando usa o "Além disso", mesmo que seja uma forma de acrescentar informação, ainda não é exposto a ideia de usar a educação como mudança. Assim, poderia aproveitar essa relação da educação e o repertório para deixar o texto mais claro e objetivo. Como acaba não falando do desperdício em si, eu ia sugerir fazer alguma ligação com o parágrafo anterior, já que você falou de desconhecimento da população ... mas talvez não ia caber nas linhas e seria pior :roll: .


Depreende-se, portanto, um sistema heterogêneo na alimentação que, dada a sua importância, deve ser resolvido. Para isso, cabe ao Ministério da Educação (agente1) incentivar a criação de novas disciplinas escolares, como cidadania, tornando disponível para os jovens novas formas de pensar (ação1)[,] cuja finalidade seja mudar o comportamento referente aos cuidados domésticos fundamentais (finalidade1). Complementarmente, é necessário que o Governo (agente2) invista mais em educação(ação), isso acontecerá com a criação de palestras nos centros urbanos por profissionais(detalhamento da ação), a fim de que os cidadãos participem(finalidade). Logo, o direito social colocado na Constituição será reforçado, ademais, haverá mais comida disponível.
---> O desfecho ficou legal, retomou a introdução. Aliás não consegui identificar o meio da ação na última proposta e confesso que essa última finalidade não está muito bem elaborada. Já que as propostas são voltadas para o conhecimento e de certo modo estão ligadas ao Ministério da Educação, poderia ter juntado elas para dar espaço para desenvolver melhor a finalidade e o meio.

Apesar da introdução focar em outros pontos, seu texto tem um ótimo direcionamento :D
Foi isso o que consegui notar :mrgreen: ;)

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
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