O desenvolvimento científico durante a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, século XVIII, transformou a alimentação das pessoas, oferecendo, no entanto, risco à população com baixa renda na medida em que contribuiu aos que têm alta renda. Análogo a isso, o desejo de muitas empresas por lucro, e o descaso delas em manter a comida disponível para todos, escondem um direito social que deve fazer parte da realidade humana. Nesse sentido, convém analisar as vertentes que intensificam o desperdício alimentar.
Claramente, o costume de descartar alimentos em casa exerce forte impacto tanto ao meio ambiente quanto à sociedade. Consoante a isso, o artigo feito pela revista Superinteressante informa que mais de um sexto de toda comida produzida em 2019 foi descartada em domicílios. Tal fato acontece, majoritariamente, pelo desconhecimento da população, e também pela falta de recursos disponíveis aos moradores, de regiões brasileiras, para executar a tarefa diária corretamente. Assim, viver dessa maneira é prejudicial porque um número extenso de alimentos é parcialmente aproveitado por poucos, e existe, atualmente, indivíduos com fome em muitas partes do globo terrestre.
Outro aspecto a ser pontuado é o artigo 6º da Constituição brasileira de 1988, responsável por assegurar o direito à alimentação, que demonstra o descaso com a lei que rege uma Nação. Para que haja mudança, e diante disso, melhores condições de vida, vale seguir o quê o nacionalista e especialista em ética política chamado Mahatma Gandhi, disse: “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.” Além disso, a educação é recurso essencial para que a população tome consciência de seus próprios atos, fato que deve melhorar no Brasil. Dessa forma, fica evidente a necessidade de apoiar a reeducação dos brasileiros.
Depreende-se, portanto, um sistema heterogêneo na alimentação que, dada a sua importância, deve ser resolvido. Para isso, cabe ao Ministério da Educação incentivar a criação de novas disciplinas escolares, como cidadania, tornando disponível para os jovens novas formas de pensar cuja finalidade seja mudar o comportamento referente aos cuidados domésticos fundamentais. Complementarmente, é necessário que o Governo invista mais em educação, isso acontecerá com a criação de palestras nos centros urbanos por profissionais, a fim de que os cidadãos participem. Logo, o direito social colocado na Constituição será reforçado, ademais, haverá mais comida disponível.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.