abaixo possui o link dos textos motivadores.
https://projetoagatharedacao.com.br/tex ... brasil.php
Tema: Desmatamento no Brasil
De acordo com o filósofo Sêneca para a ganância toda a natureza é insuficiente. Nessa perspectiva, devido aos estágios avançados do uso dos recursos naturais visando o capital, o desmatamento no Brasil tem-se alavancado. Logo, tem-se um problema fomentado não só pela negligência governamental mas também pela educação deficitária.
Diante desse cenário, a inoperância governamental é um dos impulsionadores do réves. Sob esse viés, o filósofo Thomas Hobbes em seu livro ‘’leviatã’’, defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso no corpo social. Nessa perspectiva, o Estado não cumpre corretamente os seus deveres. Desse modo a carência de ações Por parte do governo torna inviável o combate á adversidade.
Além disso, a educação deficitária é um dos empecilhos. Segundo o filosofo Immanuel Kant o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Nesse contexto a educação é formadora de um individuo, e que através do ensino aprendem a respeitar o meio ambiente. Dessa forma, a educação deficitária contribui para o réves.
Conclui-se a necessidade de medidas que amenizem as dificuldades supracitadas. Portanto cabe ao poder público implementar leis e fiscalizar de maneira rigorosas as empresas por meio de impostos com a finalidade de combater o desmatamento e extradição ilegal. Ademais, o MEC, órgão responsável pelo currículo escolar, debater com alunos e empresas acerca da destruição do meio ambiente por meio de palestras com a finalidade de conscientizar a população do uso responsável e sustentável dos recursos naturais
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.