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Por Joseany
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#117226
O trecho do Hino Nacional Brasileiro “Paz no futuro e glória no passado”, composto por Manuel Silva, em 1822, preconiza o progresso da sociedade. Entretanto, o desmatamento emergente no território nacional somado à escassez de direitos sociais inviabiliza a “Paz” mencionada na música. Nessa perspectiva, é crucial analisar os fatores que favorecem esse quadro: ideal lucrativo e a degradação da biodiversidade e cultura indígena.

Diante do exposto, o pensamento capitalista contribui para o desmatamento no país. Isso acontece quando o cidadão degrada as florestas com intuito de lucrar com a venda ilegal da madeira e utilizar o terreno para prática do agronegócio, tal qual na música da animação Lorax,“Será-á-á que eu sou ruim? Eu só quero ganhar mais din din!”. Portanto, evidencia-se a importância de erradicar a prática dessa atividade, pois, é feita de forma insustentável, mediante a extinção das árvores pelo corte excessivo e a utilização do terreno para criação de animais impossibilitando o solo de absorver nutrientes devido à abundância de dejetos animalescos.

Ademais, o desmatamento vinculado a um viés econômico é responsável por destruir a biodiversidade e a cultura indígena no Brasil. Segundo o G1,“Com o avanço do desmatamento, animais do Cerrado e da Amazônia perdem até 90% do habitat”, ou seja, as espécies são obrigadas a migrar do seu ambiente por falta de abrigo e alimento submetendo se, assim a uma jornada onde muitos seres vivos são extintos por não se adaptarem ao clima e à vegetação de outra região. Além disso, a degradação das florestas também afeta negativamente os indígenas, visto que os índios têm que abandonar suas tribos, devido às invasões de seus territórios. Desse modo, é imprescindível analisar medidas para acabar com esse panorama de destruição ecológica e escassez de direitos sociais referentes à moradia dos povos nativos.

Destarte, é crucial mitigar o desmatamento e a extinção da biodiversidade juntamentecom a evasão dos indígenas. Para isso, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável por promover medidas sustentáveis e ecológicas, investir fortemente no monitoramento das florestas brasileiras. Tal ação será feita por profissionais instruídos a intervir, na prática, do desmatamento, identificando o culpado e levando para as autoridades, bem como através de drones que sobrevoaram todo o território florestal identificando o local exato que está sendo devastado para mapear formas de restauração da área. Dessa forma, teremos um ambiente de “Paz” previsto pelo Hino Nacional, onde o desmatamento é retardado e a biodiversidade, e os indígenas permaneceram protegidos no seu ‘habitat’.


Oi! Tudo bem ?!
Então... vocês poderiam analisar essa redação. Agradeço desde já ⁠♡

@Felipe
@Higorvaz
@Katsmoking
@Rayelle
@Raissa
@emillyy
@melissa934
@Mylike
@OlrenBeat
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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