Na música “Filho do dono”, de autoria do cantor paraibano Flávio José, é nítido de se observar a crítica social que o mesmo quis expressar. Visto que a situação do cotidiano do país em relação aos desmatamentos das florestas, não é de se vangloriar. Sendo que não a atitude do governo que se oponha é de extrema relevância manifestar um olhar crítico sobre tais acontecimentos, e possíveis danos que isso possa causar.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar o aumento relativo da retirada de árvores no período chuvoso, sendo que tradicionalmente as derrubadas acontecem num ritmo menor. Uma pesquisa do instituto Imazon disse "A Floresta Amazônica perdeu, só no mês de abril, uma área verde maior que a cidade de Goiânia." Sendo isso algo alarmante, pois ainda não chegou o período de estiagem nessa região e se continuar nesse ritmo com a seca vai ter maior devastação.
Outrossim, a ausência de medidas governamentais para conter a destruição das matas. Já que cerca de 94% do desmatamento registrado na Amazônia brasileira e na região de Matopiba é ilegal, aponta novo estudo divulgado por dois institutos das universidades brasileiras. É urgente a necessidade de maior esforço técnico e político para o cumprimento da legislação ambiental, vendo que as causas do desmatamento estão ligadas à perda da biodiversidade e, consequentemente, à extinção de espécies. Além disso, o desmate provoca um amplo conjunto de impactos ambientais negativos e é apontado como um dos grandes responsáveis pelas mudanças climáticas.
Portanto, em virtude dos fatos, medidas devem ser tomadas para conter o avanço do desmatamento. Conclui-se que, deve o governo ter mais participação desenvolvendo ações de preservação ao meio ambiente e conscientizando os cidadãos do que essa retirada em excesso pode causar. Contribuindo então, para um controle na demanda de árvores derrubadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada