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A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem. Uma prova disso é que atualmente um dos maiores desafios da humanidade é o desmatamento (também chamado de desflorestamento) que acontece justamente pela sociedade não saber o limite de sua ganância.

A exploração dos recursos naturais acontece desde os primórdios da humanidade. Contudo, na medida em que a sociedade desenvolveu-se, essa exploração intensificou-se, colocando em risco o equilíbrio do planeta e comprometendo o suprimento das gerações futuras.

Um exemplo disto é a Amazônia, responsável pelo equilíbrio ambiental (Não só do Brasil, mas do mundo todo) que teve mais de 8 mil quilômetros da floresta destruída entre janeiro e dezembro do ano passado. (2020)


O problema é muitos acreditarem que se trata de um “mal necessário” para a manutenção do bem-estar social, especialmente com a questão da agropecuária e do extrativismo, que são atividades essenciais ao desenvolvimento de um país. Todavia, o estado das florestas do mundo, de 2016, lançado pela FAO, aponta que não é necessário desmatar florestas para produzir a quantidade de alimentos necessária.

Dessa forma é preciso se concentrar na possibilidade de diminuir-se o volume desmatado, preservar a biodiversidade e garantir condições de vida adequadas para a população.

Conclui-se, então, que os cidadãos devem ser conscientizados sobre as gravidades, deste modo, havendo a participação do poder público e a iniciativa privada no desenvolvimento de ações de preservação ambiental. Assim, contribuindo para que a ganância de alguns, deixe de ser o prejuízo de muitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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