Em primeira análise, é essencial destacar que a falta de acessibilidade é devido ao grande número de brasileiros com classes inferiores no Brasil e ao pouco investimento do Governo. Nesse contexto, segundo o sociólogo e ativista Hebert "Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura." Diante disso, vem gerando o baixo número de visitantes nos museus, causando o pouco frequentamento. Logo, medidas intervencionista precisam ser empregadas.
Ademais, é necessário que a negligência do Estado, nessa conjuctura, de acordo com o incêndio do museu nacional, podemos observar um exemplo claro de descanso pela história de um povo. Isso se dá devido ao pouco investimento, não conhecimento do mesmo, seja nas escolas, na sociedade, na mídia; falta de campanhas, levando à toda essa desvalorização dos patrimônios históricos culturais. Para isso, é preciso que as autoridades e o poder público estejam efetivamentes atentos no papel de preservação, campanhas em escolas, e devidos investimentos.
Depreende – se, portanto, a desvalorização dos museus nacionais. Desse modo, é imperioso que o Governo, por intermédio da falta de acessibilidade, seja responsável por garantir e incluir a acessibilidade dos museus nacionais para todas as pessoas. Além disso, cabe as autoridades do poder público realizar campanhas e palestras, incentivando a preservação do patrimônio histórico dos museus brasileiros. Feito isso, o problema será atenuado no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.