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Por Daguimar
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De acordo com o artigo 5 da Constituição Federal (CF) de 1988, todos são iguais perante a lei, em dignidade e direitos. Entretanto, vale destacar que nem todos os brasileiros estão assistidos por essa lei, pois há uma grande parcela da sociedade em situação de vulnerabilidade. Logo, é necessário uma análise sobre o processo histórico de formação do povo brasileiro, como também as ações necessária para ter uma sociedade justa e igualitária.  

Mormente, vale ressaltar que o processo de formação do Brasil iniciou-se em 1500 com a invasão dos portugueses. Nesse sentido, a população brasileira foi formada sobre os aspectos da divisão da sociedade em classes, tendo os mais ricos a dominação sobre os meios de produção e poder político. Dessa forma, percebe-se que a manutenção dessas desigualdades prevalece até os dias atuais, não oportunizando a dignidade dos excluídos, contemplando suas diversidades social, econômica, de gênero, racial, cultural e intelectual.  

Nesse sentido, é necessário que o Estado, a sociedade e principalmente os estabelecimentos de ensino faça ações voltadas para acabar com as desigualdades sociais no Brasil. Dessa forma, a escola terá papel fundamental no enfrentamento das desigualdades, dando voz e vez para os excluídos. Assim, todos terão a oportunidade de desfrutar da riqueza econômica e cultural do Brasil. 

Portanto, verifica-se que as desigualdades em território brasileiro tiveram início há mais de 500 anos, com a chegada dos colonizadores. Assim, é necessário atuação conjunta de governos e sociedade, para a valorização das diversidades sociais do povo brasileiro, contribuindo para a inexistência de preconceito. Por Conseguinte, terá uma sociedade justa e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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