Observando o cenário em que vivemos é de fundamental importância falar sobre um
problema tão expresso quanto a desigualdade social. Ela está presente em todos os
países, mas os mais afetados são os países menos desenvolvido. É um problema que
afeta grande parte da população brasileira, atingindo sempre as pessoas mais
vulneráveis.
Em 2005, segundo os dados da ONU, o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo.
Mesmo que o país tenha tido uma diminuição na pobreza, ainda sofre um
desequilíbrio socioeconômico descomunal. Falta de saneamento básico, ensino de
baixa qualidade, desemprego e descaso com a saúde pública, são só alguns dos
inúmeros problemas que a nação enfrenta.
A desigualdade social se refere a distribuição desigual de renda, e falta de
investimento na área da educação e saúde. Enquanto pessoas, geralmente a minoria,
vivem uma vida luxuosa, outras acabam tendo que enfrentar a extrema miséria. O
dinheiro gasto em prédios luxuosos poderia ser investido no aprendizado e na saúde
física e mental das pessoas.
Essa desproporção vem passando de geração em geração, a história sempre se repete.
Ao mesmo tempo que a juventude da elite se preocupa em vangloriar seus bens
materiais, os jovens da periferia só querem ter mais oportunidades para dar uma vida
menos sofrida aos pais, que muitas vezes não sabem nem ler e escrever. Dados do
IBGE afirmam que 11 milhões de brasileiros não foram alfabetizados
Em vista disso, o governo deve tomar medidas rígidas para mudar esse cenário. Devem
dar oportunidades para os jovens que realmente precisam. Assegurar as pessoas com
baixa renda, adotar políticas de proteção salarial e eliminar leis discriminatórias,
criando leis mais adequadas, são problemas que precisam ser vistos e resolvidos. É
necessário dar espaço e incluir essas pessoas na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada