a inexistência dela, visto que milhares de brasileiros vivem em condições precárias
enquanto outros vivem com bem mais do que precisariam. Nessa óptica, é
fundamental a mudança desse quadro, em virtude de ser uma condição
extremamente desumana. Ademais, a concentração de capital e a ineficiência de
políticas que melhorem a qualidade de vida das minorias são agravantes da
situação.
Segundo o filósofo e economista britânico Adam Smith “Onde há grande
propriedade, há grande desigualdade. Para um muito rico, há no mínimo quinhentos
pobres, e a riqueza de poucos presume da indigência de muitos”. Neste contexto,
há um almejo de ascensão dos menos favorecidos, mas que na maioria das vezes
não é alcançado devido ao privilégio concedido aqueles que trazem oportunidades
"de berço".
Além disso, esta concentração de capital aliada à ineficiência de políticas que
melhorem a qualidade de vida das minorias, acarreta na inacessibilidade à direitos
básicos por parte dessa parcela da população. Uma pesquisa feita pelo IBGE em
2017 apontou que quase 78 milhões de pessoas não tinham acesso a saneamento
básico, 27 milhões viviam em domicílios com inadequação e 58 milhões sofriam
restrição à educação.
Nesse sentido, é de suma importância que o Estado crie políticas de inclusão que
facilitem o acesso da população carente ao que lhes é de direito. Como disse o
político e ex-presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, “A prova do
nosso progresso não é se aumentamos a abundância dos que têm muito, mas se
providenciamos o suficiente para os que têm muito pouco.”
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.