A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido em obstáculos para o desenvolvimento social no Brasil. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, 60% das crianças e adolescente são pobres no Brasil. Diante do exposto, a sociedade não deve se contentar com tal situação, visto que, milhões de jovens brasileiros vivem em situações deploráveis de infraestrutura, sendo não apenas prejudicial aos jovens, mas também a toda a sociedade.
Faz-se mister, ainda, salientar o trabalho infantil como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI, Diante de tal contexto, devemos convalescer o direito dos jovens brasileiros, combatendo o trabalho infantil, ou até mesmo, situações análogas ao trabalho escravo.
Infere-se, portanto, que ainda há entreves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. O governo deve conceber mais oportunidades aos jovens, com maiores investimentos na educação e infraestrutura. Esperasse com isso, diminuir a evasão escolar e a pobreza que assombra milhões de brasileiros. Dessa forma, o Brasil poderia superar a desigualdade. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora das condições educacionais e sociais desse grupo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada