Por Enaiviv
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#54969
O filme Parasita, 2019,narra o encontro de duas famílias ,uma com grandes posses e outra sem grande condição financeira .O filme evidencia as diferenças socias e expõe ,de uma maneira única ,os problemas de classe.Infelizmente ,problemas como urbanismo e saneamento ,não são exclusividades da Coreia do Sul.
Embora o filme seja retratado na Coreia,podemos aplicar a mesma dinâmica no Brasil.Apesar de possuir um dos maiores PIB, o país é o sétimo com maior taxa de desigualdade social e econômica do mundo.Falta de educação adequada,saneamento ,urbanismo ,salário baixo,distribuição de renda desigual ,taxa de empregos baixíssima,politica fiscal injusta,transporte público inadequado ,saúde precária ,são alguns fatores que contribuem para tamanha desigualdade .Em contra-partida,a fome ,favelização,violência ,desemprego ,marginalização,pobreza,miséria e desnutrição cresce à todo vapor .
Esse fenômeno não é momentâneo ou que surgiu de repente.Trata-se desde a colonização do Brasil,onde os nativos tiveram suas terras roubadas e não ganharam nenhum auxílio, desde a "libertação " dos escravos que ficaram à mercê da vida sem ter onde viver ,o que comer e onde trabalhar .As favelas surgem nesse momento,os ex-escravos ocuparam lugares sem dono e sem apoio governamental,acabaram fazendo barracões sem nenhum tipo de segurança .
Assim,um dos caminhos para a diminuição da alta desigualdade ,é dever do agente principal ,governo ,criar e investir em moradia digna,educação-tanto para quem está iniciando quanto para quem está recomeçando- salários mínimos justos,criação de empregos,melhoramento do saneamento ,políticas que melhoram a saúde pública e transporte coletivo adequado ,são meios para o combate á fome,desemprego ,miséria,violência,pobreza,marginalização,favelização,violência e em consequência á desigualdade social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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