Por Marialucia
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#37228
Desigualdade social no Brasil

Após a proclamação da República,em 1889, diversos símbolos pátrios passaram por um processo de substituição, incluindo a célebre bandeira nacional. Inspirado nos ideais positivistas,o lema "Ordem e progresso" se fixou como característica marcante da indentidade brasileira e perdura até os dias atuais. Entretanto,ao sair do campo teórico e analisar A desigualdade social no Brasil,nota-se que os termos idealizados na bandeira do país não se concretizam, já que a negligência governamental e a influência midiática,inviabilizão o progresso e a resolução do entrave.
Sob esse viés,vale ressaltar o contrato social,do contratualista John Locke,o qual a firma que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos.Contudo,ao analisar a desigualdade social no Brasil,percebe-se um rompimento nesse pacto, uma vez que as pessoas insiste em criar classes superiores e inferiores,a passividade social dos governantes culmina em uma realidade distinta das ideias descritas na carta magna.
Outrossim,o comportamento midiático por parte do corpo social, principalmente das pessoas com renda alta,atua com hábito a ser combatido para que os pobres não sejam menosprezados. Nesse aspecto,a sociedade ausente de alteridade e impatia, teorizada pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman,pode ser alucinado por comportamentos roteiros na sociedade. Diante disso,é perceptível uma superioridade na mentalidade das pessoas"Ricas", as quais, não respeitam os limites destinados aos mais carentes, enxergando-os como inferiores que limitam a fluidez na sociedade, fato que coloca em risco o cotidiano das pessoas.
Observa-se então,a nessecidade democratização da desigualdade social no Brasil. Para tanto,é preciso que a sociedade-(pessoas de convívio social)-,amplie a igualdade de direitos entre todos os cidadãos, acesso igualitário a locais,renda familiar de um salário mínimo e acolhimento às classes menos favorecidas.Dessa forma,maís brasileiros terão a possibilidade de acesso democrático e finalmente,a isonomia Será garantida nesse contexto, reduzindo a desigualdade entre a população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
246 Exibições
por Caylaine
0 Respostas 
141 Exibições
por MAUROJUNIOR
Racismo e desigualdade social no Brasil
por sarahcosta1    - In: Outros temas
0 Respostas 
89 Exibições
por sarahcosta1
Desigualdade social no Brasil
por letts1234    - In: Outros temas
0 Respostas 
43 Exibições
por letts1234
Desigualdade social no Brasil e no mundo
por szafanb0y    - In: Outros temas
1 Respostas 
97 Exibições
por szafanb0y
Desigualdade social e Discriminação no Brasil
por Mayrana    - In: Outros temas
0 Respostas 
74 Exibições
por Mayrana
0 Respostas 
110 Exibições
por am007
Desigualdade social no Brasil
por luana2006    - In: Outros temas
0 Respostas 
29 Exibições
por luana2006
Desigualdade social no Brasil
por luana2006    - In: Outros temas
0 Respostas 
31 Exibições
por luana2006
0 Respostas 
92 Exibições
por drazee

Em "Utopia", obra liter&aacut[…]

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Você ja parou para pensar como é se v[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM