Por SophiaEufra
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O Brasil foi o último país livre, da América, a abolir a escravidão judicialmente, com a assinatura da princesa Isabel em 1888. Mesmo que a data seja comemorada na atualidade, historicamente, ela não representa uma conquista, mas a construção de uma estrutura que move os vários eixos do país a um eterno retrocesso.
O sistema levantado a partir da "libertação" foi responsável pela segregação dos negros para as periferias territoriais e sociais: segundo o IBGE, em 2014, 76% da população de classe baixa era composta por negros. Empregos derivados da cultura escravocrata, como o de empregada doméstica, reforçam o ideal do branco como detentor do poder e das leis, enquanto o negro é o servo. Ademais, de acordo com a Fundação Seade, no mesmo ano, 52,6% das empregadas domésticas eram negras, o que confirma tal teoria.
A falta de representantes governamentais negros pode ser analisada como um esquema de exclusão desde a infância, já que grande parte desta população nunca teve acesso a um ensino que a enxergasse como merecedora de parte do poder. Desse modo, um verso muito conhecido se traduz na atualidade:"é que o de cima sobe, e o de baixo desce".
Portanto, vê-se necessário que o Ministério da Educação, em consonância com as escolas públicas, crie um projeto de incentivo ao pensamento crítico de jovens a partir de aulas sobre a história dos negros no país e a obrigatoriedade do ensino de Sociologia. O projeto teria como fim a criação do ideal de cidadania e igualdade nestes jovens, valorizando a educação como a principal ferramenta para a modificação das estruturas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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