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Por I07tth
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No Brasil, a desigualdade social é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento da população, especialmente para os mais pobres. Além disso, o analfabetismo funcional, decorrente da escassez de leitura e do acesso precário à educação de qualidade, perpetua esse cenário desafiador.
A ausência de leitura impacta diretamente a capacidade das pessoas de se desenvolverem integralmente, contribuindo para a manutenção do ciclo de desigualdade. Nas comunidades marginalizadas, onde o acesso a livros, bibliotecas e recursos educacionais é limitado, essa situação se agrava significativamente.
No Brasil, apenas 19,7% da população possui ensino superior completo, e o analfabetismo ainda é uma realidade persistente no país. Portanto, reforça-se a importância dos estudos sobre inclusão social por meio da leitura. Apenas através da educação e do conhecimento transmitido pela leitura é possível colaborar efetivamente com a sociedade, buscando assim reduzir as desigualdades sociais, econômicas, educacionais, políticas e ideológicas.
Portanto, é fundamental promover políticas públicas que incentivem a leitura desde a infância, garantindo o acesso equitativo a livros e bibliotecas em todas as regiões do país. Investir na educação como ferramenta de inclusão social é essencial para romper com o ciclo de desigualdade e construir uma sociedade mais justa e equitativa para todos os brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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