Por Soraia
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Desigualdade e educação em tempos de pandemia.
Quando se fala em desigualdade, e muito dificil um embate, uma vez que estamos passando por um momento critico e preocupante no nosso país e no mundo.
A desigualdade é um impasse desde muito tempo, mas só agora em tempos de pandemia a mesma ficou mais visível, principalmente quando se trata da educação. Dessa forma, é necessário analisar o que impede a resolução desse problema, pois, todavia, a desigualdade afeta muitos cidadãos de forma injusta.
Em uma primeira análise, é válido ressaltar que, nem todos os alunos tem acesso à um celular, ainda mais, a internet de qualidade e isso torna o ensino a distância mais impossível para os alunos de baixa renda, nessa lógica, urge-se que, medidas por parte do governo sejam tomadas, visando de outro ângulo, muitos alunos que vêm de família classe média/alta tem mais conforto para estudar, pois, eles tem acesso a tudo que precisam inclusive a meios tecnológicos avançados que darão melhor suporte para passar em um vestibular ou em uma faculdade. Dessa forma, o caminho para aqueles com menos condições ficam crescentemente mais difícil. Assim sendo, a desigualdade social fica cada vez mais evidente no nosso cotidiano.
Em virtude disso, é preciso que o impasse seja resolvido com urgência, e para que haja esse avanço o governo no papel do ministro da educação, deve propor meios onde todos tenham acesso a aparelhos tecnológicos que dê para acessar as atividades online e internet para aqueles que não tem condições de comprar, uma vez que, só assim a educação a distância chegará a todos, e com isso, uma sociedade justa e um mundo melhor sera construído. Pois, como dizia Nelson Mandela, pai da maoderna nação sul-africana, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Nesse contexto fica claro a importância de um trabalho, onde o foco seja o combate e igualdade social, uma vez que sabemos que o futuro da humanidade está nas mãos dos jovens e da tecnologia avançada. E hora de todos se unirem e fazer valer a democracia e a educação cumprir o seu papel de formarem cidadãos críticos e participativos dentro de uma sociedade realmente preparada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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