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Por PedroAlex
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#126656
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a democratização do ensino superior representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e o Governo impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante a falta do ensino superior a sociedade mais carente no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a pessoas de baixa renda dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que o racismo a xenofobia vai se agravando. Dessa forma, enquanto a desigualdade social negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.

Ressalta-se, ademais, que o escassez instrucional pontencializa esse cenário. Nesse viés, segundo "O abismo digital no Brasil 71% dos alunos não tem acesso a internet". Diante de tal exposto, percebemos que a falta de acesso a um espaço virtual em institutos de aprendizagem é evidente. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a capacidade plena no país, Dessa forma, é imprescindível combater a escassez instrucional, visto é uma das causas fundamentais do problema.



Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado- em sua função de promotor do bem-estar social- disponibilizar tecnologia para a educação escolar, mediante a redes de campanhas para arrecadar dinheiro efetuando a compra dos equipamentos tecnológicos. Tal ação terá como finalidade promover uma melhora na educação brasileira. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podermos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por caio452
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#126726
Houve tangenciamento do tema.

Parágrafo 1
como a negligência estatal e o Governo impulsionam -> governo

Esse parágrafo tangencia o tema, falando sobre democratização do ensino superior, a qual não é estritamente necessária para a solução do problema. Além disso, não foi feita uma ligação clara disso com o tema.

Parágrafo 2
governamental como fator agravante a falta do ensino -> à falta
a desigualdade social negligenciar suas responsabilidades -> "desigualdade social" não é algo capaz de negligenciar responsabilidade. Você quis se referir ao governo, em vez da desigualdade?

Esse parágrafo fala sobre racismo e xenofobia, que têm muito pouca relação com o tema.

Parágrafo 3
Esse é o primeiro parágrafo relacionado ao tema, de fato

Parágrafo 4
que o escassez instrucional -> a escassez
segundo "O abismo digital no Brasil 71% dos alunos não tem acesso a internet" -> segundo quem? Essa citação ficou confusa. A passagem dentro das aspas também é gramaticalmente inadequada, poderia ser corrigida colocando-se dois-pontos após a palavra "digital. Mas, mesmo assim, não faz sentido no contexto, pois ao se dizer "segundo ...", espera-se que siga uma fonte, não um título.
fragilizando, com isso, a capacidade plena no país, -> capacidade plena de quê?
mediante a redes -> mediante redes
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Por PedroAlex
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#126728
caio452 escreveu:Houve tangenciamento do tema.

Parágrafo 1
como a negligência estatal e o Governo impulsionam -> governo

Esse parágrafo tangencia o tema, falando sobre democratização do ensino superior, a qual não é estritamente necessária para a solução do problema. Além disso, não foi feita uma ligação clara disso com o tema.

Parágrafo 2
governamental como fator agravante a falta do ensino -> à falta
a desigualdade social negligenciar suas responsabilidades -> "desigualdade social" não é algo capaz de negligenciar responsabilidade. Você quis se referir ao governo, em vez da desigualdade?

Esse parágrafo fala sobre racismo e xenofobia, que têm muito pouca relação com o tema.

Parágrafo 3
Esse é o primeiro parágrafo relacionado ao tema, de fato

Parágrafo 4
que o escassez instrucional -> a escassez
segundo "O abismo digital no Brasil 71% dos alunos não tem acesso a internet" -> segundo quem? Essa citação ficou confusa. A passagem dentro das aspas também é gramaticalmente inadequada, poderia ser corrigida colocando-se dois-pontos após a palavra "digital. Mas, mesmo assim, não faz sentido no contexto, pois ao se dizer "segundo ...", espera-se que siga uma fonte, não um título.
fragilizando, com isso, a capacidade plena no país, -> capacidade plena de quê?
mediante a redes -> mediante redes



Entt mandei uma redação agora se poder corrigir, eu acho que ta melhor que as duas que eu fiz
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