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Por PedroAlex
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#124818
Em sua obra "Ensaio sobre cegueira", o escritor José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa essa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo em relação a tecnologia. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a exclusão tecnológica representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a escassez instrucional impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da exclusão tecnológica no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas" a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, possividade do Estado distancia a população negligênciada dos diretos constitucionalmente garantidos à medida que consequências do problema. Dessa forma, enquanto a maquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os diretos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.

Ressalta-se, ademais, que o escassez instrucional pontencializa esse cenário. Nesse viés, segundo "O abismo digital no Brasil 71% dos alunos não tem acesso a internet". Diante de tal exposto, percebemos que a falta de acesso a um espaço virtual em institutos de aprendizagem é evidente. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a capacidade plena no país, Dessa forma, é imprescindível combater a escassez instrucional, visto é uma das causas fundamentais do problema.

Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado- em sua função de promotor do bem-estar social- disponibilizar tecnologia para a educação escolar, mediante a redes de campanhas para arrecadar dinheiro efetuando a compra dos equipamentos tecnológicos. Tal ação terá como finalidade promover uma melhora na educação brasileira. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podermos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Isabelavg
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#124850
Oi, analisei sua redação. Você apresentou bem seu tema, porém, ao desenvolver, você falta em argumentar sobre as suas teses apresentadas. No primeiro desenvolvimento você cita "as cidadanias multiladas" para embasar a falta de ação do governo em mitigar os efeitos da problemática, recomendo que vc tente argumentar mais, como por exemplo citar quais são os efeitos da inércia governamental na questão (como dados estatísticos que comprovem como o governo não age como deveria)

No segundo desenvolvimento fica confusa sua citação e sua argumentação. Sempre se atente a tentar convencer o leitor que o problema elencado é, de fato, um problema

Em geral apresenta uma boa proposta, recomendo que se desapegue um pouco mais dos modelos de redação, use-os, porém, sempre mantendo sua originalidade e argumentações sólidas sobre o tema.

Obs: não sou professora, kdjsjsj.

Bons estudos!!
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Por Luscano
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#124852
Opa, fico feliz que me marcou para ajudá-lo na sua redação.

C1 - notei alguns desvios de concordância verbal, de regência nominal, de vírgulas, do uso da primeira pessoa e a ausência de algumas palavras.

C2: O repertório no D2 não foi bem colocado, faltou clareza e assimilação. E os dados você não precisa colocar entre aspas, apenas o nome da obra.

C3: Gostei da argumentação do D1, mas no D2 ficou um pouco confusa e não deu para entender direito.

C4: Houve algumas inadequações com conectivos.

C5: Sua proposta contém os cinco elementos, parabéns! Continue assim!

C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Total: 880
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